sábado, 21 de julho de 2018

Copa do Mundo de Futibou de Butaum - Disputa do Terceiro Lugar - 21/07/2018

O sábado de inverno mais parece um de verão, com temperatura alta e muito sol. Mas o público não quer saber de estações do ano; querem é lotar o Itaquá Dome para verem a decisão do terceiro lugar da Copa do Mundo de Futibou de Butaum. Após perderem nas semifinais, Alemanha e Inglaterra voltam a campo para verem quem fica com a medalha de bronze.

As equipes de Alemanha e Inglaterra e a dupla de arbitragem, na execução dos hinos nacionais.
A Alemanha estreou sendo surpreendida pelo Japão (1x3), mas se recuperou na segunda rodada e, com autoridade, derrotou a Holanda (3x0). No último jogo do grupo, a França tinha a classificação até o último lance da partida, quando Mario Goetze chutou cruzado para empatar em 3x3 e levar os alemães às semifinais como segundo do grupo. Nas semifinais, uma derrota para o Brasil (0x4) acabou com a ascensão alemã e o sonho de chegar ao título.

A Alemanha foi a campo com 1. Neuer; 6. Hummels, 2. Mertesacker, 5. Badstuber, 3. Lahm (c); 7. Schweinsteiger, 4. Reus, 8. Kroos, 13. Muller; 11. Klose, 10. Podolski. O técnico Lothar Matthaus, auxiliado por Parraguez, tinha no banco 9. Goetze e 14. Draxler.

A Inglaterra estreou com um empate heroico contra o Brasil (3x3), onde chegou a estar perdendo por 0x3 e conseguiu empate, naquele que é considerado o melhor jogo da FIFUBO no ano. Depois, venceu Camarões (4x1) e segurou o empate contra a Argentina (1x1). Nas semifinais, caiu diante do Japão (0x3) e vem com um sentimento amargo para a disputa do bronze, já que após conquistar a Copa Stanley Rous, chegou como a principal favorita ao título mundial.

A Inglaterra foi a campo com 1. Robinson; 2. Bridge, 5. Ferdinand, 6. Terry (c), 3. Ashley Cole; 7. Beckham, 4. Gerrard, 8. Lampard, 11. Joe Cole; 10. Owen, 9. Rooney. O técnico David English, auxiliado por Marcelo Balboa, tinha no banco de reservas 12. Carragher e 15. Peter Crouch.

E assim, os dois rivais europeus foram a campo para decidirem o terceiro lugar, diante de um Itaquá Dome lotado. Vamos ver quem ficou com a medalha de bronze!

Jogadores no campo de jogo, a saída pertenceu à Inglaterra.

ALEMANHA 0x3 INGLATERRA

A disputa do terceiro lugar é, vulgarmente, conhecida como "final dos perdedores". O sentimento amargo de chegar às semifinais, ver o título de perto e, ao final, ter que se contentar em decidir a medalha de bronze longe dos holofotes da grande decisão. Fica difícil para os jogadores manter a empolgação e lutarem pela vitória. O que se viu no Itaquá Dome foram duas seleções desinteressadas, correndo pouco e errando muitos passes. A Alemanha não buscava o jogo. A Inglaterra, ao menos, tinha dois jogadores dispostos a um fim honroso no torneio. E foi isso que fez a diferença.

Aos 3 minutos, Muller esticou a bola na área para Podolski, mas Robinson saiu e afastou. Ferdinand pegou o rebote e tocou a Gerrard na cabeça de área. O camisa 4 levantou a cabeça e viu Rooney correndo pela ponta esquerda. Foi ali que Gerrard fez o lançamento magistral. Rooney avançou pela ponta, marcado por Schweinsteiger e, da linha de fundo, cortou para dentro, para trazer a bola para o pé direito. O cruzamento foi no segundo pau e encontrou Owen livre. O camisa 10 cabeceou para o chão, sem chances para Neuer, fazendo Inglaterra 1x0.

A desvantagem no placar não surtiu efeito na Alemanha, que continuava desinteressada do jogo. A Inglaterra também não tinha interesse e, como vencia, tratou de tocar a bola no campo de defesa para segurar o placar.

Aos 9 minutos, no entanto, Owen resolveu fazer alguma coisa. Vendo que Kroos se mandava para o campo de ataque, o camisa 10 inglês correu atrás, desarmando o camisa 8 adversário e ficando com a bola. Owen puxou o contra ataque, driblou Reus e tocou para Beckham, que partia da ponta direita para a meia esquerda. O camisa 7 recebeu, trouxe para o pé esquerdo e, da entrada da área, chutou colocado para vencer Neuer, fazendo Inglaterra 2x0.

No intervalo, Matthaus tirou Lahm e Kroos para colocar Draxler e Goetze. Enquanto Muller se tornava o capitão da equipe, o esquema passaria para o 3-4-3. Hummels se juntaria a Mertesacker e Badstuber na zaga; Draxler, Schweinsteiger, Reus e Muller formariam uma linha no meio de campo; Podolski e Goetze abririam nas pontas e Klose ficaria de centroavante. Já David English preferiu tirar os dois Waynes. Saíram Bridge e Rooney e entraram Carragher e Crouch. Carragher faria a lateral direita para impedir os avanços de Podolski.

A Alemanha voltou bem melhor no segundo tempo, ocupando mais o campo de jogo e conseguindo construir algumas coisas. Mas a defesa inglesa estava bem postada e, quando a bola passava, Robinson fazia ótimas defesas para segurar o placar. No contra ataque, Lampard e Gerrard armavam o jogo e Beckham encostava nos atacantes.

O placar só foi finalizado aos 7 minutos, quando Beckham cruzou para Crouch cabecear e Neuer fazer ótima defesa, mandando para lateral. O próprio Crouch cobrou para Owen, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro, fazendo Inglaterra 3x0.

A Alemanha chegou à fase decisiva com a fama de estar crescendo, mas é fato que não produziu nada. Tomou 7 gols e não fez nenhum nos dois jogos, terminando com um quarto lugar que foi até demais para o pouco que a equipe fez. A Inglaterra termina com um sorriso amarelo, mas uma ótima e merecida vitória, que fez a medalha de bronze luzir forte.

Destaque do jogo: Michael Owen. Dois gols e o passe para o outro. Presença constante no campo de ataque como finalizador de jogadas, mas também na marcação e na armação pelo resto do campo. Owen fez uma ótima partida e mostrou que se tivesse entrado em forma antes, a Inglaterra teria ido muito mais longe.

NOTAS RÁPIDAS


  • A Copa do Mundo se encerra neste domingo, com a grande final entre Brasil e Japão.
  • A FIFUBO está participando da FMN, a Federação de Futebol de Mesa em Niterói. Na última terça-feira, os times do River e da França foram enviados para partidas no Praia Clube São Francisco. Cada uma saiu derrotada (o River por 1x2 e a França, 1x3), mas com ritmo as equipes vão começar a jogar melhor. A regra 12 toques mudou completamente desde a última vez que a FIFUBO enviou equipes para jogos externos e até a bola mudou. A adaptação vai ser difícil, mas é ótimo poder voltar a jogar contra outras pessoas. Essa parceria tem tudo para produzir ótimos frutos, inclusive com a aquisição de uma nova mesa, com as dimensões oficiais da regra 12 toques. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!