quarta-feira, 13 de junho de 2018

Lançamento oficial da Copa do Mundo de Futibou de Butaum 2018

A tarde desta quarta-feira, 13/06/2018, foi histórica. O Imperatriz Arena foi palco da cerimônia de lançamento oficial da Copa do Mundo de Futibou de Butaum 2018, a primeira da história da FIFUBO.

Estiveram presentes no evento os membros da diretoria da FIFUBO (presidente, vice, diretor de seleções, diretor técnico, membros do TJB, árbitros e auxiliares), os capitães e treinadores de cada seleção participante, jornalistas e o homenageado, Mike Modano, além dos membros da diretoria do Imperatriz F.B., anfitrião do evento.

Jogadores, treinadores, dirigentes, jornalistas e outros presentes ao Imperatriz Arena
O primeiro ato foi o discurso do presidente da FIFUBO, Gabriel Batistuta, apresentando os troféus da competição. Ao campeão, será reservado o cobiçado troféu de ouro World Heavyweight Championship. O MVP da competição ganhará um troféu em cristal, chamado Prêmio Lothaire Bluteau. Já o artilheiro da competição ganhará uma placa de ouro, batizada de troféu Mike Modano, em homenagem ao artilheiro do Dallas Stars, primeiro jogador argolado da FIFUBO a atingir a marca de 100 gols oficiais.


Ao final de cada partida, a diretoria técnica da FIFUBO decidirá quem foi o melhor em campo. Somente um jogador será eleito em cada partida, podendo ser tanto da equipe vencedora, quanto da perdedora. Ao final da competição, o jogador que tiver sido eleito o melhor em campo mais vezes será o MVP do campeonato. Se houver empate, o presidente, o vice, o diretor de seleções e o diretor técnico decidirão por voto direto quem foi o MVP.

O artilheiro da Copa do Mundo será aquele que marcar mais gols em toda a competição, excetuando-se jogos-desempate (que serão explicados mais à frente). Se houver empate, o prêmio será dividido.

Atrás, da esquerda para a direita, Ruben Paz (vice presidente da FIFUBO), Gabriel Batistuta (presidente da FIFUBO) e Sr Concha Marítima (diretor de seleções da FIFUBO). Abaixo, da esquerda para a direita, o Prêmio Lothaire Bluteau (MVP do campeonato), o troféu de campeão da Copa do Mundo e o troféu Mike Modano (artilheiro do campeonato)
O segundo ato foi o discurso do diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, que trouxe o regulamento da competição. As oito seleções se dividirão em dois grupos (A e B), com quatro seleções cada. As seleções disputam partidas dentro de seu grupo, em turno único, e as duas melhores avançam às semifinais, cruzando o primeiro de um grupo com o segundo de outro. A partida do primeiro colocado do grupo A será a primeira semifinal, cabendo ao primeiro do grupo B fazer a partida de fundo. Os perdedores disputarão o terceiro e quarto lugares e os vencedores, a final.

Na fase de grupos, será mandante quem tiver a posição mais elevada em seu grupo (cabeça de chave, divisão 1, divisão 2 e divisão 3). Nas semifinais, a equipe de melhor campanha terá o mando de campo. Nestas duas fases, não há troca de lado no intervalo da partida. O mandante fica do lado esquerdo do campo o jogo inteiro. Na disputa de terceiro lugar e na final, sorteio definirá quem terá o mando de campo no placar, uma vez que as partidas são disputadas em campo neutro, seguindo as regras da Supercopa FIFUBO, com troca de lado de campo no intervalo.

Terá melhor classificação na fase de grupos a equipe que somar mais pontos nas partidas. Se houver empate em pontos, os critérios de desempate seguirão esta ordem: número de gols marcados, número de gols sofridos, número de vitórias, número de empates e menor número de derrotas. Se ainda assim houver empate, um sorteio definirá quem leva a vantagem na classificação. Nas semifinais, disputa de terceiro lugar e na final, não há vantagem para time de melhor campanha. Se não houver vencedor ao final do tempo regulamentar de jogo, este será definido nos pênaltis.

A classificação será do primeiro ao oitavo lugar. As posições de quinto, sexto, sétimo e oitavo colocados serão das seleções eliminadas na primeira fase, observando o critério dito anteriormente. Se duas equipes empatarem em todos os critérios, para qualquer posição, haverá um jogo-desempate. As duas equipes jogarão esta partida somente para definir quem ficará à frente na classificação, sem escolha de melhor em campo e sem os gols contarem para artilharia. Se três ou quatro equipes empatarem em todos os critérios, sorteio definirá a posição final, sem necessidade de jogo-desempate.

Como se trata da primeira Copa do Mundo, não há critério para definição de cabeças de chave, divisão 1, divisão 2 e divisão 3. Todas as equipes terão as mesmas chances no sorteio (que será explicado mais à frente). Mas, a partir do próximo mundial, a posição deste indicará onde a seleção se situará no torneio seguinte. O campeão e o vice serão cabeças de chave; o terceiro e o quarto, divisão 1; o quinto e o sexto, divisão 2; o sétimo e o oitavo, divisão 3. Se novas seleções chegarem, se posicionarão atrás dos últimos colocados do mundial anterior.

Com relação ao aspecto disciplinar, a regra é a mesma de qualquer competição da FIFUBO. O jogador (ou treinador) será suspenso da partida seguinte ao levar o terceiro cartão amarelo ou após levar um cartão vermelho. No caso de expulsão direta de jogadores, o número de partidas aumenta dependendo do número de adversários atingidos. Exemplo: um jogador recebe o cartão vermelho se fizer uma falta atingindo, no mínimo, três adversários (direta ou indiretamente). Neste caso, a expulsão resulta em suspensão de um jogo. Se a falta atingir quatro adversários, a suspensão é de dois jogos. Conforme aumenta o número de adversários atingidos, aumenta em um jogo a suspensão.

O diretor de seleções da FIFUBO, Sr Concha Marítima, explica o regulamento do campeonato.
O terceiro ato foi o discurso do vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, que tratou do protocolo da Copa do Mundo. O presidente do Imperatriz F.B., Brasil, dará o pontapé inicial da competição antes do jogo de abertura. Somente neste momento haverá solenidade. Na final, o protocolo de entrega de prêmios é o mesmo dos campeonatos da FIFUBO, sendo que Mike Modano entregará o troféu que leva o seu nome ao artilheiro; o diretor de seleções, Sr Concha Marítima, entregará o prêmio de MVP; e o presidente Gabriel Batistuta entregará o troféu de campeão.

O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, discursa sobre o protocolo do torneio.
Por fim, o quarto ato foi o sorteio que definiu os grupos. Aqui, não há qualquer critério de classificação para o sorteio, já que é a primeira competição. O vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, chamou os capitães das seleções para retirarem números de 1 a 8. Os quatro primeiros números indicariam as seleções do grupo A e os quatro últimos, do grupo B. As seleções que ficassem com os números 1 e 5 seriam cabeças de chave; as que tirassem 2 e 6, divisão 1; as que tirassem 3 e 7, divisão 2; e as que tirassem 4 e 8, divisão quatro. Após o sorteio, assim ficaram os dois grupos da Copa do Mundo:

Grupo A - Holanda, Japão, Alemanha, França

Grupo B - Camarões, Brasil, Inglaterra, Argentina

Os capitães das oito seleções participantes, nos locais relativos à posição de cada equipe nos grupos.
E assim, ficou pronta a tabela da primeira Copa do Mundo de Futibou de Butaum da FIFUBO. Lembrando que o grupo A fará os dois jogos da rodada em um dia e o grupo B, no dia seguinte, sempre alternando os grupos. Os jogos, em seus respectivos grupos e rodadas serão os seguintes:

Grupo A:

Holanda x França
Japão x Alemanha

Holanda x Alemanha
Japão x França

Holanda x Japão
Alemanha x França

Grupo B:

Camarões x Argentina
Brasil x Inglaterra

Camarões x Inglaterra
Brasil x Argentina

Camarões x Brasil
Inglaterra x Argentina

Desta maneira, se encerrou a solenidade de lançamento oficial da Copa do Mundo de Futibou de Butaum 2018. Agora, é só esperar a bola rolar e ver quem vai levantar o troféu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!