domingo, 15 de outubro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Nona Rodada - 15/10/2017

O domingo chegou com chuva e temperatura amena, afugentando o público do Itaquá Dome. Mesmo assim, houve quem comparecesse ao estádio para ver o encerramento da nona rodada do Clausura 2017. Melhor para eles, que presenciaram um momento histórico. Que momento foi este? Leia, para saber!

INDEPENDIENTE 0x2 RACING
Pela oitava vez no ano, o Clássico de Avellaneda daria as caras no Itaquá Dome. Vindo de derrota (1x3 Velez), o Independiente quer vencer para tentar se aproximar da zona de classificação. O treinador Bayer disse aos jogadores para pensarem jogo a jogo e darem tudo para vencer o clássico. O Racing venceu este jogo em cinco das sete partidas no ano e quer mais uma vitória para encostar de vez no Boca Juniors, seu próximo adversário. Além disso, quer se recuperar da derrota na rodada anterior (2x3 River). No primeiro turno, Racing 3x2 Independiente.

Foi um bom jogo, com as duas equipes se lançando ao ataque, porém de forma desorganizada. Ambas pecavam na hora da conclusão. A equipe que se acalmasse e colocasse a bola no chão, teria a vantagem. E foi assim, aos 9 minutos, que Saja cobrou tiro de meta para Ruben Capria, que recuou a Martin Simeone. O camisa 8 assumiu a função de armador e avançou pelo meio de campo, descobrindo Latorre entrando na área. O passe foi preciso, o camisa 11 recebeu no pé direito e chutou colocado, sem chances para Navarro, fazendo Racing 1x0.

No intervalo, Bayer sacou Busse e colocou Acevedo, visando interromper o carnaval protagonizado por Ruben Capria e Acosta naquele lado do campo. Já Paralelo sacou Diego Capria e colocou Fariña, visando maior presença pelo lado direito.

O jogo continuou bom, mas as finalizações continuavam ruins. O Racing chegava com seu trio de frente, trocando passes e levando perigo. O Independiente partia de forma mais desordenada. Apesar de Gracián estar muito bem, Silvera destoava e adiantava demais a bola sempre que recebia. Com isso, o time vermelho de Avellaneda partiu com seus volantes e zagueiros ao ataque, em busca do empate.

O Racing se segurou até que conseguiu encaixar um contra ataque aos 7 minutos. Quiroz se adiantou em um passe para Facundo Parra e o camisa 17 foi pego em impedimento. Ruben Capria cobrou para o próprio Quiroz, que passou a Pocchetino. Com um bom lançamento, o camisa 6 encontrou Enrique passando em velocidade para o contra ataque. O camisa 3 recebeu e avançou sem oposição, chutando da entrada da área e fazendo Racing 2x0 para finalizar o jogo.

Destaque do jogo: Enrique. Em um jogo bem movimentado, com Ruben Capria e Acosta fazendo boas tramas no ataque, quem se destacou foi o lateral esquerdo Enrique, que atuou muito bem no desarme, ajudou na armação e ainda se lançou para o contra ataque para fazer o gol que deu números finais à partida.

RIVER PLATE 3x3 SAN LORENZO

Ninguém em sã consciência apostava em um resultado que não fosse vitória do River. Líder do campeonato, vencedor de todos os campeonatos disputados no ano, vindo de vitória (3x2 Racing) e com Trezeguet em ascensão. Do outro lado, um time em último lugar no campeonato, vindo de uma derrota vergonhosa (2x5 Estudiantes) e com cinco derrotas na sequência. Nilson resolveu trocar Buffarini e Piatti por Reynoso e Tellechea, a fim de marcar forte. No primeiro turno, San Lorenzo 0x4 River.

Mas o jogo trouxe um feito histórico, emoção até o último lance e levou os torcedores ao delírio. Desorganizado, o River não conseguiu chutar antes dos 4 minutos de jogo. Os jogadores pareciam confiantes numa vitória que viria a qualquer momento e, por isso, não se esforçavam muito. O San Lorenzo percebeu e viu que poderia vencer se ousasse um pouco.

Assim, aos 6 minutos, Ortega errou um passe e Romagnoli pegou a bola perdida, ligando rapidamente para Erviti na esquerda. O camisa 11 avançou pela ponta sem ser incomodado e, da entrada da área, chutou no canto de Carrizzo, para fazer San Lorenzo 1x0.

A vantagem para a equipe de Almagro mostrou que o River estava jogando com soberba e que poderia vencer quando quisesse. Logo na saída de bola, Gallardo tocou a Trezeguet, que driblou Romagnoli e Reynoso e chutou para boa defesa de Migliore. Aos 8 minutos, Ortega cobrou lateral para Trezeguet dentro da área. Migliore saiu e derrubou o camisa 7. Ferrari cobrou o pênalti no canto  direito do goleiro, que se esticou mas não achou: River 1x1.

A soberba voltou e quase custou caro ao time de Nuñez. Aos 10 minutos, Romagnoli viu Carrizzo adiantado e chutou por cobertura. O goleiro se esticou e tocou de ponta de dedos, mandando a escanteio. Romagnoli cobrou e Placente rebateu para fora da área, onde Ferrari pegou o rebote e tocou a Barrado. O camisa 19 foi tabelando com Trezeguet até deixar o camisa 7 dentro da área, de frente pro goleiro. Dali, Trezeguet escolheu o canto e deslocou Migliore: River 2x1.

No intervalo, Nilson tirou Johnathan Ferrari e Stracqualursi para colocar Buffarini (que iria para a lateral) e Bordagaray, visando aumentar a presença no campo de ataque. Já Francescoli tirou Barrado e Buonanotte, colocando Coudet e Funes Mori em seus lugares, além de cobrar mais empenho de seus jogadores.

A bronca deu resultado e o River voltou mais ligado, ocupando o campo de ataque. O San Lorenzo recuou ante o bombardeio e o River acertou a trave por 3 vezes. O terceiro e histórico gol veio aos 4 minutos. Carrizzo cobrou tiro de meta e a bola ficou presa em um buraco no campo. Paz pegou-a e tocou a Ortega, que recuou para Almeyda, recebeu de volta e deu um passe perfeito para Trezeguet, na meia lua. Essa variação da jogada clássica do time não mudou o destino. O camisa 7 recebeu de frente, chutou colocado e venceu Migliore, fazendo River 3x1. O gol foi histórico porque foi o centésimo de Trezeguet com a camisa do River.

A equipe não teve muito tempo para comemorar, pois o San Lorenzo aproveitou-se do clima de festa e foi para cima, empurrando o River para o campo de defesa. O time de Almagro roubava a bola ainda na intermediária e partia para o contra ataque e foi assim que, aos 7 minutos, conseguiu descontar. Buffarini roubou de Funes Mori e tocou a Romagnoli. O camisa 10 tocou na frente para Bordagaray, que fez o pivô e deixou atrás para Erviti. O camisa 11 chutou colocado e venceu Carrizzo, fazendo San Lorenzo 2x3.

A equipe de Nuñez passou a tocar a bola para segurar o resultado e conseguiu se segurar até os acréscimos, quando Ferrari errou um passe e agarrou Erviti na intermediária. A falta era de longe, mas Romagnoli ajeitou para chutar. A bola foi forte, passou pela barreira e entrou no canto esquerdo de Carrizzo, enquanto Romagnoli corria para a torcida batendo no peito, apontando ao chão e fazendo a taunt da Paloma: San Lorenzo 3x3.

O River ainda errou a saída de bola e Tellechea arriscou de longe. Carrizzo se esticou e fez a defesa, garantindo o empate.

Destaque do jogo: David Trezeguet. Novamente, o camisa 7 se consagrou. No início do jogo, voltou para ajudar na armação e, empurrado por Ortega, foi para o ataque. Sofreu o pênalti no primeiro gol e marcou os outros dois, atingindo a histórica marca de 100 gols com a camisa do River.

CLASSIFICAÇÃO

1° Estudiantes - 22 pontos
2° River Plate - 20 pontos
3° Velez Sarsfield - 18 pontos
4° Boca Juniors - 13 pontos
5° Racing - 12 pontos
6° Independiente - 9 pontos
7° Huracán - 7 pontos
8° San Lorenzo - 4 pontos

ARTILHARIA

1° David Trezeguet (River Plate) - 12 gols
2° Martin Palermo (Boca Juniors), Enzo Perez (Estudiantes), Juan Sebastian Verón (Estudiantes) e Nestor Silvera (Independiente) - 8 gols
3° Daniel Cigogna (Huracán), Diego Buonanotte (River Plate), Leandro Romagnoli (San Lorenzo) e Dario Hussain (Velez Sarsfield) - 7 gols

NOTAS RÁPIDAS

  • Dois jogadores atingiram milestone na rodada. Ao descontar contra o River, Erviti chegou a 10 gols com a camisa do San Lorenzo. Já a conclusão da linda jogada de Ortega fez Trezeguet chegar a incríveis 100 gols com a camisa do River.
  • Trezeguet entra para um grupo seleto da FIFUBO. Desde que os registros de gols começaram, apenas Van Basten (na Era Amadora) e Mike Modano (já na Era Moderna) haviam chegado a 100 gols. Os registros precisam ser recuperados para saber se Zenden também já atingiu a marca.
  • Mas Trezeguet fez história desde a reestruturação da FIFUBO. Palermo e Romagnoli também estão na contagem regressiva, mas a temporada espetacular do camisa 7 do River fez com que ele atingisse primeiro esta marca e, por este motivo, será homenageado em solenidade na Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!