segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Bootecon 2017

A FIFUBO segue suas tradições e abre o ano com o Bootecon, o fórum de futebol de botão da federação.

O presidente da FIFUBO, Batistuta, faz o tradicional discurso de abertura do Bootecon, rodeado pelos troféus que serão distribuídos ao longo do ano
 A primeira palestra foi dada pelo vice presidente da FIFUBO, Ruben Paz, que anunciou o calendário e novidades. O calendário seguirá o de anos anteriores, começando já em janeiro (normalmente, o Torneio Apertura  começa em fevereiro). No meio do ano, além da Copa Olé, teremos a Copa Rio, com a participação de Bangu, CROL, Imperatriz e Vasco, jogando semifinais e finais, ambas em ida e volta. Os vencedores da Copa 3 Corações e da Copa Rio se enfrentarão em quartas de final, para ver quem avança às semifinais da Supercopa FIFUBO.

Outra novidade é o esforço para finalizar ao menos uma das ligas, já que faz dois anos que nenhum campeão é coroado. Assim, ao menos um turno do campeonato será disputado (7 rodadas). Se chegar no meio do ano e o Apertura  tiver parado, ou o fim do ano e o Clausura não tiver sido disputado, serão disputadas tantas rodadas quanto necessário para se chegar a 7 e, assim, partir para os playoffs com os 4 melhores classificados. Se o campeonato estiver parado e já tiver passado de 7 rodadas, encerra-se a temporada regular ali e parte-se aos playoffs. Caso o calendário inteiro não seja disputado, não será necessário disputar quartas de final, na Supercopa FIFUBO. As equipes avançarão à fase que estiver sendo disputada.

Além disso, Ruben Paz anunciou que a FIFUBO não contemplará novas modalidades neste ano. Em 2015, a novidade era a inclusão da divisão de Subbuteo e, em 2016, a inclusão do futbol de chapas. O Subbuteo foi desmobilizado e as equipes serão colocadas à venda. Já as tampinhas nem chegaram a ser utilizadas. O esforço da federação é com o futebol de botão da regra paulista 12 toques adaptada.

O diretor técnico da FIFUBO, Sr Alemanha, lê o relatório técnico do ano de 2016
Na sequência, o diretor técnico da FIFUBO leu o relatório técnico do ano e as tendências em matéria de táticas, técnicas, formas de treino e tudo o que acontece dentro das quatro linhas. Ressaltou a pouquíssima quantidade de jogos oficiais em 2016 (apenas 11) e pediu esforços para que os campeonatos sejam disputados e finalizados.

O presidente do TJB, Paraguai, lê o relatório disciplinar do ano de 2016
Em seguida, foi a vez do presidente do TJB ler o relatório disciplinar. Falou das decisões do TJB, que resultaram em punições e absolvições de jogadores, técnicos e árbitros, além de falar sobre as regras do jogo. Em pauta, a criação do código com a Regra FIFUBO de Futebol de Botão, que deve ser debatida em breve.

O presidente do Grupo Olé, Jorge Mário Trasmonte, lê o relatório da imprensa do ano de 2016
A seguir, foi a vez do presidente do Grupo Olé e diretor de imprensa da FIFUBO falar do papel da mesma e das dificuldades que a chamada "imprensa independente" teve no ano, com perda de local para montar sua base de operações. Fez, ainda, um apelo de que toda a imprensa seja reunida em um só local, a fim de garantir que todos possam fazer a cobertura dos eventos da FIFUBO.

Após as palestras, foi a vez das reuniões individuais, a fim de debater os temas apresentados
A FIFUBO encerra o Bootecon com as reuniões individuais. Os treinadores reuniram-se em uma só mesa, com o diretor técnico da FIFUBO. Já os auxiliares reuniram-se em mesa separada da dos treinadores, para debater os aspectos físicos e de preparação. A tradicional mesa dos irmãos Buchanan's trouxe as histórias dessa família dominante no futebol de botão. A arbitragem e o TJB se reuniram na mesa disciplinar, enquanto a mesa da presidência contou com a mesa diretora do Imperatriz e a imprensa como convidados.

A grande novidade, no entanto, foi a apresentação dos novos ônibus, que irão acomodar as equipes argentinas. A partir de agora, todas as equipes da FIFUBO se acomodam em ônibus próprios, com lugares individuais para atletas, e não mais em concentrações que não ofereciam segurança aos jogadores. Alguns dos novos ônibus possuem, ainda, área de aquecimento própria, dispensando uma flanela independente para passar silicone nos botões. Em breve, os ônibus poderão estar à disposição para comercialização.
Os novos ônibus, que acomodam as equipes argentinas
Assim sendo, o Bootecon 2017 se encerra, trazendo muitas novidades e com o desejo que o ano seja mais produtivo para a FIFUBO. A primeira competição é já neste sábado, 07/01, com a Copa 3 Corações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!