Um feliz ano novo aos fãs de esportes de mesa! 2026 já chegou e é hora dos atletas voltarem à ativa. Esta é a postagem de abertura do ano, contando como será a temporada das modalidades que compõem a FIFUBO. Dessa forma, podemos nos preparar para o que vem por aí no ano que ora se inicia.
LIGA MUNDIAL DE CICLISMO
A LMC é o carro-chefe da FIFUBO, com suas 52 bicicletas correndo as estradas do mundo em busca de vitórias, títulos e a glória eterna. A estrutura está mantida, com 40 ciclistas disputando a LMC e 12 no Circuito Independente. Na última prova do ano, o presidente Eddy Merckx sobe na bicicleta e se torna o 53º ciclista, na disputa do seu desafio.
![]() |
| Os 40 ciclistas que disputarão o calendário da LMC. |
![]() |
| Os 12 ciclistas que disputarão o calendário do Circuito Independente. |
Serão 54 competições ao longo do ano, sendo 9 provas por etapas, 3 provas especiais por etapas (conjuntos de clássicas), 3 clássicas normais, 5 Clássicas Monumento, 3 Grandes Voltas, 2 Grandes Voltas do Circuito Independente, 19 clássicas do Circuito Independente, 5 campeonatos nacionais, 1 campeonato regional, 3 campeonatos continentais e a Copa do Mundo. Essas provas serão divididas em 157 corridas, sendo 113 da LMC, 31 do Circuito Independente e 13 conjuntas (entre provas especiais, nacionais, regionais, continentais e mundiais).
Eddy Merckx se mantém como presidente da LMC e diretor do Giro D'Italia, ou seja, a ele cabe a entrega dos prêmios aos campeões das voltas e das Clássicas Monumento da LMC e a direção e entrega de todos os prêmios do Giro D'Italia.
Bernard Hinault é o vice-presidente da LMC e diretor do Tour de France, cabendo a direção e entrega de prêmios de todas as competições da LMC, exceto a premiação final. Ele entrega os prêmios finais aos campeões das clássicas normais e do Tour de France.
Dave Brailsford é o vice-presidente do Circuito Independente e diretor da Vuelta a España. A ele cabe a direção e entrega de todos os prêmios do Circuito Independente (incluindo as duas Grandes Voltas) e também da Vuelta a España.
A direção e premiação da Copa do Mundo cabe a Eddy Merckx; a do Europeu a Bernard Hinault; e a do Sulamericano a Dave Brailsford. Os campeonatos regionais e nacionais serão divididos entre os três, a ser decidido quem dirige o quê na hora.
Como a estrutura e os troféus estão mantidos (ainda estamos tentando alguns troféus novos, mas dificilmente conseguiremos esse ano), não será necessário fotos de ambos. Então, é ir às ruas vibrar com a melhor liga de ciclismo do mundo, a LMC 2026!
JUAUM SKATE LEAGUE
O circuito de provas de skatinho foi o grande sucesso de 2025 e, em 2026, não será diferente. O calendário está mantido, com as mesmas 13 competições, sendo uma por mês à exceção de março, que tem o Tech Deck Pro só para os skatinhos pro e o Campeonato Carioca para amadores e pro. A partir desse ano, a Liga dos Reinos patrocinará o Desafio dos Reis (a competição de janeiro), com essa competição passando a fazer parte da Real Liga (o circuito de competições da Liga dos Reinos). Em fevereiro, teremos o Verão Radical; em março, o Campeonato Carioca e o Tech Deck Pro; em abril, o I9 Jam; em maio, o Trasher Magazine Jam; em junho, o Skatemania; em julho, o Campeonato Brasileiro; em agosto, a Copa de Jade; em setembro, a Primavera Skatista; em outubro, o Skatopia; em novembro, o Campeonato Sulamericano; e em dezembro, o Super Crown para os 3 primeiros dos rankings amador e pro.
A JSL está em constante expansão. O circuito amador conta com os mesmos 6 skatinhos brasileiros, mas a Liga está em tratativas para a aquisição de dois amadores norte-americanos. O circuito pro conta com 12, mas também não descarta uma expansão ainda em 2026, que pode ocorrer no segundo semestre.
SUBBUTEO
A FIFUBO foi criada por causa do futebol e, mesmo com o encerramento das competições no butaum, o Subbuteo mantém o esporte em voga na nossa temporada. No primeiro semestre, teremos a segunda edição da Sunday League, com as 12 equipes inglesas lutando pelo prestigiado troféu em uma disputa enorme, com todos contra todos em turno e returno e os 4 melhores fazendo semifinais e a grande final. No segundo semestre, mais para o final do ano, a Liesa volta para a sua quarta edição, com as 10 equipes lutando pelo título em turno único, com as 4 melhores fazendo a semifinal e os vencedores disputando a grande final.
Mas o grande evento do Subbuteo em 2026 será a Copa do Mundo. Está sendo feito um trabalho intenso para a aquisição das duas últimas seleções para completarmos 16, pois a competição terá 4 grupos com 4 equipes, se classificando as duas melhores de cada grupo para a disputa das quartas de final e daí em diante. Caso não seja possível (as vendas do Reino Unido para fora estão péssimas), a FIFUBO dará um jeito de se adaptar para conseguir formar as equipes. Serão duas Copas do Mundo com o mesmo formato. A tradicional, no formato society (5 na linha e 1 no gol) será a primeira a ser disputada. Depois, teremos a Copa do Mundo de Streetbbuteo, com 3 jogadores de linha e sem goleiro.
BASEBALL SOCIETY
![]() |
| O Baseball Society também dará as caras em 2026. |
Uma moda que surgiu no final de 2025 depois de uma espera de 17 anos, o Baseball Society finalmente saiu do papel para a realização de grandes partidas desse esporte tão fascinante. Continuamos com os Isótopos e os Pescadores, mas não está descartada a chegada de novas equipes. A princípio, os dois rivais se enfrentarão em séries, sem calendário definitivo nem premiação. Mas os jogos vão acontecer ao longo do ano, disso os fãs do esporte podem ter certeza!
MENSAGEM FINAL
2026 já começou e nós temos 4 ligas de diferentes esportes para gerir, prometendo muita emoção ao longo do ano. Mas a FIFUBO não consegue ficar parada, então é bem capaz que tenhamos outros esportes dando as caras na temporada. É certo que teremos torneios de shuffleboard, mas um grande sonho, de mais de 20 anos, está tomando forma e é possível que ainda em 2026 tenhamos a maior novidade da história da FIFUBO. Por enquanto, vamos focar no que já temos. E aos leitores deste blog, o meu desejo de que o ano que se inicia seja muito, mas muito melhor do que aquele que passou.








Nenhum comentário:
Postar um comentário
A FIFUBO quer te ouvir!