quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

LMC - Janeiro - 01/02/2024

2024 já está nas ruas do mundo todo e, com a LMC, não seria diferente. Vamos ver então como foi o primeiro mês de competições do ciclismo!

O ano da LMC começou no dia 13 de janeiro, um sábado abafado e nublado, com possibilidade de chuva durante a primeira prova da temporada, no Reino Branco da Bisa. A primeira Joia da Coroa da Real Liga de Ciclismo tinha um percurso quase totalmente plano, à exceção de uma subida de 6% após a metade da prova. Até este ponto, houve algumas tentativas de fuga, mas nas montanhas o pelotão voltou a se unir totalmente. Na saída da montanha, um grupo de 8 ciclistas escapou e indicou que a vitória ficaria entre eles. Mas, sem sprinters, eles decepcionaram e o pelotão os alcançou, à exceção do belga Greg Van Avermaet (CCC), que se esforçou absurdamente e conquistou a primeira vitória da temporada. Em segundo chegou o italiano Vincenzo Nibali (Astana), repetindo o lugar no pódio nesta prova em 2020, e em terceiro o colombiano Fernando Gaviria (Quickstep) em uma prova sem abandonos.

O pódio da primeira Joia da Coroa em 2024. No alto, com o troféu de vencedor, o belga Greg Van Avermaet (CCC). Abaixo dele, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), segundo colocado. Abaixo do troféu, o colombiano Fernando Gaviria (Quickstep), terceiro colocado.

No dia 31, os ciclistas disputaram a última Joia da Coroa, na República da Argentina, em uma prova muito parecida com a primeira, totalmente plana, à exceção de uma subida de 6% após a metade da prova. Cinco ciclistas ainda estavam na briga pelo título, sendo quatro deles sprinters (Fernando Gaviria, Marcel Kittel, Francisco Chamorro e o líder, Thor Hushovd) e o outro, ciclista de clássicas (Greg Van Avermaet). O pelotão andou junto a corrida inteira, disputada sob um dia de sol entre nuvens, mas sem ameaça de chuva, tudo indicando um final de sprint eletrizante.


Na parte final, porém, os ciclistas resolveram se poupar. Ainda em início de temporada, ninguém forçou a barra, à exceção do holandês Mathieu Van Der Poel (Corendon Circus), que se destacou do pelotão e acelerou com força para vencer pela primeira vez na temporada. Na disputa pelos lugares restantes no pódio, quem levou a melhor foi o italiano Filippo Ganna (Acqua & Sapone), que levou a segunda posição e repetiu o lugar que havia conquistado aqui, em 2022. Em terceiro e completando a dobradinha holandesa no pódio, chegou Tom Dumoulin (Sunweb). Apesar de se pouparem visivelmente, nenhum ciclista abandonou.

O pódio da última Joia da Coroa, na República da Argentina. No alto, com o troféu de vencedor, o holandês Mathieu Van Der Poel (Corendon Circus). Abaixo dele, o italiano Filippo Ganna (Acqua & Sapone), segundo colocado. Abaixo do troféu e completando a dobradinha holandesa no pódio, Tom Dumoulin (Sunweb).

Como nenhum dos postulantes ao título conseguiu os pontos necessários, o norueguês Thor Hushovd (Credite Agricole) se sagrou campeão da Real Liga de Ciclismo 2024, o primeiro título no ano e seu segundo na LMC (havia conquistado o ouro olímpico no contra relógio, em 2021). Hushovd venceu no Parlamento e no Reino de Jade e Ouro, além de ter conseguido um quinto no Reino de Jade e Prata, levando o prêmio máximo com 2 pontos de vantagem sobre o belga Greg Van Avermaet (CCC). O argentino Francisco Chamorro completou o pódio e a dobradinha da Credite Agricole com seu terceiro lugar.

O pódio da Real Liga de Ciclismo 2024. No alto, com a bandeira de campeão, o norueguês Thor Hushovd (Credite Agricole). Abaixo dele, o belga Greg Van Avermaet (CCC), segundo colocado. Abaixo do troféu, o argentino Francisco Chamorro (Credite Agricole), terceiro colocado.

Com a Real Liga finalizada, Thor Hushovd é o primeiro líder do ranking da LMC, com 9 pontos.

RANKING

1º Thor Hushovd (Credite Agricole) - 9 pontos;

2º Greg Van Avermaet (CCC) - 6 pontos;

3º Francisco Chamorro (Credite Agricole) - 4 pontos.

NOTAS RÁPIDAS

  • A temporada 2024 começou de forma empolgante, com a Real Liga de Ciclismo, a única prova disputada no mês de janeiro. Por ter 12 etapas, se assemelha às Grandes Voltas e, por isso, fica difícil ter outras competições no mesmo mês. Mas já é um avanço, dado que nos anos anteriores a temporada só começou em meados de fevereiro.
  • A Liga apresentou novidades ainda neste início de ano. Agora, os pódios de provas da LMC e do Circuito Independente terão a bandeira da LMC no topo, sendo que as Clássicas Monumento terão bandeira própria.
  • Também foram apresentados os troféus de montanha das 3 Grandes Voltas e do Tour do Rio. No caso das 3 Grandes Voltas, cada um representa uma montanha icônica da sua competição: o Pinerolo (Giro D'Italia), o Mont Ventoux (Tour de France) e o Alto de la Farrapona (Vuelta a España). No caso do Tour do Rio, o campeão de montanha ganhará o Estandarte de Ouro.
Os troféus de montanha das 3 Grandes Voltas e do Tour do Rio. No alto, da esquerda para a direita, o do Giro D'Italia e o do Tour de France. Abaixo, também da esquerda para a direita, o da Vuelta a España e o do Tour do Rio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!