sexta-feira, 12 de maio de 2023

Tour do Rio 2023 - 12/05/2023

No dia 06 de maio, Vincenzo Nibali se juntava aos ciclistas independentes para o Tour do Rio. A competição por etapas do calendário independente atravessa o estado em corridas pra lá de especiais, cada uma com um troféu temático do carnaval carioca. Ao campeão de montanha é dado o Troféu Carioca e, ao campeão geral, a Taça Guanabara. Por ter a maioria das provas no plano, mas com montanhas duras em etapas do tipo, o Tour do Rio é para todos os estilos. Sendo assim, é difícil precisar quem é o favorito aqui.


Curiosamente, o campeão de 2022 não está presente nesta disputa, pois se trata do argentino Francisco Chamorro, que não abandonou o Giro D'Italia e, por isso, não entra na disputa seguinte do calendário independente. Mas outros grandes nomes estão aqui e a expectativa é alta para a competição. Vamos ver se foi assim mesmo...

Troféus em campo, o Tour do Rio pede passagem!

1ª Etapa

O Tour do Rio começou no dia 06 de maio, com um contra relógio em Angra dos Reis. A prova, realizada na região da Costa Verde, teve um dia de sol e um pouquinho de calor, clima de Angra.


Tal qual o ano passado, fez-se a lógica. Único contra relogista na competição e empurrado pelo público local, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama) volta a vencer a etapa de abertura em uma boa disputa dos quatro primeiros colocados. Em segundo ficou o equatoriano Richard Carapaz (Movistar) e, em terceiro, o espanhol Juan José Cobo Acebo (Caja Rural).


Novidade no Tour do Rio desse ano, a camisa de líder é azul. E fica com Magno Nazaret após a primeira etapa.

O pódio da primeira etapa do Tour do Rio. No alto, com o troféu de vencedor, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama). Abaixo dele, o equatoriano Richard Carapaz (Movistar), segundo colocado. Abaixo do troféu, o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural), terceiro colocado.

2ª Etapa

A primeira corrida de linha do Tour rumava para a Região dos Lagos e trazia as duas primeiras metas volante em uma etapa inteiramente plana. A largada foi em Iguaba, a primeira meta volante foi na saída de Arraial do Cabo, a segunda em Cabo Frio e a chegada em Búzios, disputada em um dia de sol e um pouco de calor.

O pelotão passa pela Região dos Lagos, tentando perseguir Nairo Quintana.

Logo na largada, Nairo Quintana partiu em fuga e, enquanto o pelotão tentava se organizar, o colombiano da Movistar continuava acelerando. O máximo que o pelotão fez foi se aproximar de Naironman, mas foi impossível alcançá-lo. Após Quintana vencer com uma sobra incrível, os demais começaram a atacar para ver quem iria para o pódio e, empurrado pela torcida e pela presença de jogadores vascaínos na região, o brasileiro Magno Nazareth conseguiu o segundo lugar. Em terceiro ficou o italiano Vincenzo Nibali (Astana).


O pódio da segunda etapa. No alto, com o troféu de vencedor, o colombiano Nairo Quintana (Movistar). Abaixo dele, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), segundo colocado. Abaixo do troféu, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), terceiro colocado.

Em mais uma etapa de bom nível e sem abandonos, Magno Nazareth conseguiu manter a camisa azul graças aos pontos obtidos em metas volante.


3ª Etapa

Começam as montanhas do Tour do Rio com os ciclistas rumando para a Região Serrana. A primeira montanha desta edição era em Petrópolis, a Cidade Imperial, em um dia de sol e calor.


É hora de subir as montanhas! Os ciclistas passam por Petrópolis em mais uma etapa do Tour do Rio 2023.

Foi uma prova típica de montanha. O grupo se dividiu em dois e, dentro dos próprios grupos havia subdivisões entre os ciclistas que tinham maior resistência e aqueles que não estavam aguentando as montanhas. Logo ficou claro que o pódio seria decidido pelos três que abriam vantagem cada vez maior. E quem teve as melhores pernas foi o italiano Vincenzo Nibali (Astana), que superou em um incrível “sprint para cima” o belga Axel Merckx (T-Mobile) para vencer, deixando o filho da lenda em segundo. Em terceiro chegou o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural).


Na disputa pelas posições seguintes, Richard Carapaz e Magno Nazaret disputavam lado a lado quando o brasileiro foi ao chão. O TCB analisou as imagens e viu uma movimentação temerária de Carapaz. Com isso, decidiu por desclassificar o equatoriano do Tour do Rio. No entanto, Nairo Quintana sentiu uma lesão e sequer largou, deixando o Tour do Rio com apenas 6 competidores. O ítem 3 do Regulamento Geral de Competições diz que uma prova não pode ter menos de 6 ciclistas; que se chegar a este número, não haverá abandonos ou desclassificações. Dessa forma, a punição a Richard Carapaz foi desclassificá-lo da corrida, deixando-o na última posição. Com isso, Bryan Coquard (que fora quinto) passou ao quarto lugar e Magno Nazaret (outrora sexto) ficou com a quinta posição. Carapaz acabou “rebaixado” ao sexto lugar.


Diante de toda essa confusão e com Nairo Quintana abandonando o Tour do Rio 2023, a camisa azul permanece com Magno Nazaret, enquanto a camisa branca de bolinhas azuis (de melhor montanhista) fica com Vincenzo Nibali.

O pódio da terceira etapa. No alto, com o troféu de vencedor, o italiano Vincenzo Nibali (Astana). Abaixo dele, o belga Axel Merckx, segundo colocado. Abaixo do troféu, o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural), terceiro colocado.

4ª Etapa

Ainda nas montanhas, os ciclistas rumaram para Teresópolis em uma etapa mais inclinada que a anterior, disputada em um dia de sol e temperatura amena.


Mais uma etapa típica de montanha, com cada ciclista correndo ao seu ritmo e buscando atacar quando as pernas permitiam. Logo de cara, Juan Jose Cobo Acebo saiu em fuga, acelerou forte, mas viu Axel Merckx se aproximar com um ritmo crescente. A vitória ficaria entre os dois e foi neste momento que o espanhol da Caja Rural resolveu dar um último gás para vencer. Ao belga da T-Mobile restou o segundo lugar, na mesma etapa que vencera em 2022. Em terceiro chegou o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), que se aproveitou de uma queda de Bryan Coquard para passar. O TCB analisou as imagens e viu que Coquard estava sozinho quando caiu, inocentando Nazaret de qualquer culpa.


Além de vencer, Juan Jose Cobo Acebo pontuou em todas as metas volante (vencendo duas) e, por isso, é o novo dono das camisas azul e branca de bolinhas azuis.

O pódio da quarta etapa. No alto, com o troféu de vencedor, o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural). Abaixo dele, o belga Axel Merckx (T-Mobile), segundo colocado. Abaixo do troféu, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), terceiro colocado.

5ª Etapa

Superadas as montanhas, os ciclistas chegaram a Niterói, para uma etapa quase totalmente plana. Somente uma subida de 6% logo no início aparecia como dificuldade. De resto, tudo plano para uma chegada em sprint. A prova foi disputada em um dia frio e chuvoso.


Logo no início, Axel Merckx saiu em fuga e abriu uma vantagem enorme. Na parte final, o belga da T-Mobile administrou e venceu com uma sobra incrível. Outros dois também saíram em fuga logo cedo, mas foi o italiano Vincenzo Nibali (Astana) quem conseguiu se desgrudar de Bryan Coquard na parte final e também chegou a solo para ficar com o segundo lugar. Ao francês da Cofidis restou a terceira posição.


O pelotão veio junto e lento a alguma distância. A vitória arrasadora, inclusive vencendo as três metas volante, deram a Axel Merckx a camisa azul, enquanto Juan Jose Cobo Acebo continua com a camisa branca de bolinhas azuis.

O pódio da quinta etapa. No alto, com o troféu de vencedor, o belga Axel Merckx (T-Mobile). Abaixo dele, o italiano Vincenzo Nibali (Astana), segundo colocado. Abaixo do troféu, o francês Bryan Coquard (Cofidis), terceiro colocado.

6ª Etapa

Sexta-feira, 12 de maio. O Tour do Rio atravessou a Ponte para chegar à Cidade do Rio de Janeiro em sua última etapa. Totalmente plana, a corrida teve sua conclusão na Praia de Copacabana, com chegada em sprint, em um dia de sol e temperatura baixa, com três ciclistas na disputa pelo título.


Vincenzo Nibali precisava vencer e torcer para Axel Merckx não chegar antes da penúltima posição. Juan Jose Cobo Acebo podia chegar em segundo, mas Axel Merckx teria que ser o último. Ao belga da T-Mobile restava marcar esses movimentos para confirmar o título.

Os ciclistas pedalam pelas ruas do Rio de Janeiro na última etapa.

A maioria dos ciclistas tentou sair em fuga e acabou formando o que seria o pelotão lá na frente. Se revezando para manter o ritmo alto, quatro atletas preparavam um sprint espetacular. Segundo colocado nesta etapa em 2022, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama) foi empurrado pela torcida e, desta vez, conseguiu uma vitória espetacular. Em segundo chegou o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural) e, em terceiro, o equatoriano Richard Carapaz (Movistar), mesma posição que havia conquistado em 2022.

O pódio da última etapa. No alto, com o troféu de vencedor, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama). Abaixo dele, o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural), segundo colocado. Abaixo do troféu, o equatoriano Richard Carapaz (Movistar), terceiro colocado.

Vincenzo Nibali fez uma corrida muito ruim, já se poupando para o restante da temporada. Com isso, Axel Merckx não teve que se preocupar em sair junto com os demais. Correndo a seu ritmo, o belga da T-Mobile se poupou para cruzar a linha de chegada em quinto e comemorar o título.


AXEL MERCKX CAMPEÃO DO TOUR DO RIO 2023


Juan Jose Cobo Acebo fez um Tour do Rio sensacional, disputou até a linha de chegada, mas o seu segundo lugar só seria o suficiente para o título se Merckx fosse o sexto. Mesmo assim, com uma vitória e um terceiro lugar nas etapas de montanha, ele conseguiu o título de montanha do Tour do Rio.

O espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural) com o Troféu Carioca, de campeão de montanha.

Axel Merckx soube correr com o regulamento debaixo do braço. Arrasador na quinta etapa, assumiu a camisa azul e soube administrar na última corrida para sair campeão. Juan Jose Cobo Acebo fez um ótimo Tour do Rio e, além do prêmio de montanha, ficou com o vice-campeonato. Mas o caso mais curioso é o de Magno Nazaret. O brasileiro foi empurrado pela sua torcida, ganhou duas corridas, foi segundo em uma e terceiro em outra. Só não foi ao pódio em duas etapas, na terceira (quando foi o quinto colocado) e na quinta (quando foi o quarto). Curiosamente, essa presença constante no pódio e o fato de liderar até a quarta etapa não foram suficientes para ele brigar pelo título. Alijado da disputa, restou o consolo de encerrar o Tour vencendo e acabar na terceira posição na classificação final.

O pódio do Tour do Rio 2023. No alto, com a Taça Guanabara de campeão, o belga Axel Merckx (T-Mobile). Abaixo dele, com o Troféu Carioca de campeão de montanha, o espanhol Juan Jose Cobo Acebo (Caja Rural), vice-campeão. Abaixo da Taça Guanabara e com o troféu de vencedor da última etapa, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), terceiro colocado.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com duas vitórias, Magno Nazaret foi o ciclista que mais venceu no Tour do Rio;
  • Quem mais subiu ao pódio foram Juan Jose Cobo Acebo e Magno Nazaret, 4 vezes cada;
  • No total, 5 ciclistas venceram ao menos uma etapa e todos os 7 subiram ao menos uma vez ao pódio;
  • Entre as equipes, a que mais venceu foi o Vasco da Gama, 2 vezes. A equipe que mais subiu ao pódio foi a Movistar, 3 vezes;
  • Entre as nações, o Brasil foi quem mais venceu, 2 vezes. Quem mais subiu ao pódio foram Espanha e Brasil, 4 vezes cada;
  • O brasileiro Magno Nazaret deu show. Venceu duas etapas, foi segundo em uma, terceiro em outra, liderou nas quatro primeiras etapas e terminou na terceira posição na classificação final. Abriu e fechou o Tour com vitória e fez a alegria dos torcedores locais, mesmo os que não torcem para o Vasco;
  • Nairo Quintana foi o único que abandonou o Tour do Rio e, também, a única decepção. Seu abandono veio na etapa seguinte à que vencera, dando esperanças de que poderia disputar o título. Depois dele, o Tour ficou com 6 ciclistas e ninguém mais poderia abandonar a competição, por conta do Regulamento Geral de Competições;
  • Por esse motivo, na única vez em que o TCB puniu alguém foi com a desclassificação do Tour. Na mesma terceira etapa em que Quintana abandonou, Richard Carapaz foi punido pelo Tribunal, mas não pôde ser desclassificado. Ele acabou indo para a sexta posição na etapa, competiu nas demais e terminou a última etapa no pódio, em terceiro;
  • Axel Merckx fez uma competição taticamente perfeita e Juan Jose Cobo Acebo também foi cirúrgico no que fez. Não à toa, foram campeão e vice e terminaram também com o prêmio de montanha. Mas o destaque absoluto deste Tour foi Magno Nazaret, que fez a alegria dos torcedores locais e ainda completou o pódio final;
  • Após o Tour do Rio, Juan Jose Cobo Acebo é o líder do ranking independente, com 37 pontos.


O desfile dos campeões. Os ciclistas que ganharam etapas e os títulos do Tour do Rio 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!