domingo, 6 de novembro de 2022

LMC - Novembro - 06/11/2022

Encerrado o calendário da LMC, os ciclistas adentraram o mês de novembro com uma única competição e a entrega dos prêmios do ano.


ROCK & ROLL RACING

Grande novidade da temporada, o Rock & Roll Racing é uma competição festiva, uma espécie de Copa dos Campeões do ano. São duas etapas, cada uma homenageando um modelo icônico de guitarra (ao vencedor é dada uma réplica em prata) e, ao final, o que somar mais pontos nas duas etapas leva o Grammy de Prata de campeão. Esta competição não conta pontos para o ranking.


Participam os oito mais bem colocados no ranking da LMC e os dois melhores do ranking independente. Desta forma, participaram pela LMC Julian Alaphilippe (o campeão de 2022), Remco Evenepoel, Marcel Kittel, Alberto Contador, Chris Froome, Filippo Pozzato, Tom Dumoulin e Philippe Gilbert. Pelo lado independente, participam Magno Nazaret (o campeão de 2022) e Axel Merckx. Dos 10 ciclistas, 3 são da Bélgica e os outros 7 são da França, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Itália, Holanda e Brasil. Vamos ver como foi cada corrida da última competição do ano!


STRATOCASTER

No dia 05, um sábado de céu azul e temperatura agradável dava o tom para subir as montanhas para a prova da Stratocaster. Com uma difícil subida de 9% no início e outras de 7, 10 e 6% depois da metade, seria um bom desafio para começar o Rock & Roll Racing.


Os ciclistas andaram juntos até a última cadeia de montanhas, quando dois saíram em fuga e deixaram claro que a vitória seria disputada entre eles. E não faltou emoção quando os dois começaram a acelerar com muita força até a surpreendente vitória do alemão Marcel Kittel (Katusha), com o italiano Filippo Pozzato (Acqua & Sapone) em segundo. A alguma distância veio o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), o terceiro colocado.

O pódio da prova da Stratocaster. No alto, com a Stratocaster de prata de vencedor, o alemão Marcel Kittel (Katusha). Abaixo dele, o italiano Filippo Pozzato (Acqua & Sapone), segundo colocado. Abaixo do troféu, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), terceiro colocado.

GIBSON
No dia 06, um domingo de muito calor brindaria os ciclistas no encerramento do ano da LMC, com uma prova quase totalmente plana, à exceção de uma leve subida de 5% na metade da corrida.

Desde o início, Filippo Pozzato saiu em fuga e foi aumentando o ritmo. O italiano da Acqua & Sapone venceu com uma sobra incrível que só não foi a performance do ano porque ele resolveu se poupar nas montanhas.

Muito tempo depois, em uma boa disputa, Remco Evenepoel (Quickstep) chegou em segundo e Axel Merckx (T-Mobile) foi o terceiro, em uma dobradinha belga no pódio.

O pódio da prova da Gibson. No alto, com a Gibson de prata de vencedor, o italiano Filippo Pozzato (Acqua & Sapone). Abaixo dele, o belga Remco Evenepoel (Quickstep), segundo colocado. Abaixo do troféu, o belga Axel Merckx (T-Mobile), terceiro colocado.

A vitória na Gibson e o segundo lugar na Stratocaster deram a Filippo Pozzato o título do Rock & Roll Racing, seu terceiro título no ano e o sexto na LMC.

O pódio final do Rock & Roll Racing. No alto, com os troféus de campeão (Grammy de Prata) e de vencedor da última prova (Gibson de prata), o italiano Filippo Pozzato (Acqua & Sapone). Abaixo do Grammy, o alemão Marcel Kittel (Katusha), vice-campeão. Abaixo da guitarra, o belga Remco Evenepoel (Quickstep), terceiro colocado.

MAGNO NAZARET CAMPEÃO DO CIRCUITO INDEPENDENTE 2022

O brasileiro do Vasco da Gama teve um ano incrível. Ao lado de Juan José Cobo Acebo, foi o ciclista independente que menos venceu (2 vezes), mas fez um bom número de pódios ao longo da temporada e isso se provou uma estratégia campeã, que fez com que ele conquistasse o primeiro título independente da LMC.

O pódio final do circuito independente 2022. No alto, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), com o troféu de campeão. Abaixo dele, o belga Axel Merckx (T-Mobile), vice-campeão. Abaixo do troféu, o colombiano Nairo Quintana (Movistar), terceiro colocado.

JULIAN ALAPHILIPPE CAMPEÃO DA LMC 2022

O francês da Quickstep surpreendeu. Tal qual os outros campeões da LMC, ele não conquistou um título no ano e o baixo número de vitórias (3) o faria ficar bem longe na tabela de classificação. Mas ele pontuou bem nas provas que disputou, sempre levando pontos de bônus para somar no ranking. Isso se viu principalmente nas 3 Grandes Voltas, quando pontuou bem no Giro D’Italia (25), no Tour de France (32) e na Vuelta a España (34). Esse é o seu nono título na LMC, contando as provas do circuito italiano.

O pódio da LMC 2022. No alto, o francês Julian Alaphilippe (Quickstep), com o troféu de campeão. Abaixo dele, o belga Remco Evenepoel (Quickstep), vice-campeão. Abaixo do troféu, o alemão Marcel Kittel (Katusha), terceiro colocado.

NOTAS RÁPIDAS
  • Com o final do Rock & Roll Racing, baixam-se as cortinas da LMC em 2022. Agora, os ciclistas saem de férias, pedalam por prazer e descansam para a temporada 2023.
  • Em dezembro teremos uma postagem com todo o resumo do ano. Estatísticas, análises, fotos e os dois rankings completos.
  • Em 2023, a LMC apresentará algumas novidades, principalmente no que diz respeito aos rankings. Mas até lá, tudo o que podemos fazer é agradecer todo o apoio do fã de ciclismo ao longo do ano. Foi uma temporada bem intensa e surpreendente e isso será mostrado em números na próxima postagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!