terça-feira, 1 de junho de 2021

LMC - Maio - 01/06/2021

Maio parece ter sido um mês mais curto para os fãs de ciclismo, com apenas duas competições divididas em seus 31 dias. Mas não foi bem assim. Tivemos uma Clássica e a primeira das 3 Grandes Voltas do Ciclismo Mundial. Por isso, os dias foram curtos para tantas corridas. E não faltou emoção em nenhuma delas!


LIEGE-BASTOGNE-LIEGE

Em 09 de maio, domingo de dia das mães, os ciclistas estavam na Bélgica para a quarta Clássica Monumento do ano. Conhecida como “A Decana”, por ser a mais antiga das 5, a Liege-Bastogne-Liege encerra a temporada de clássicas na Bélgica. Começa na cidade de Liege, atravessa uma dura montanha (em 9%) para chegar a Bastogne e outra montanha mais dura (em 12%) para voltar a Liege. E seria disputada em um dia frio, com vento e alguns trechos sob chuva.


O pelotão andou junto a prova inteira, até para os ciclistas se abrigarem e ajudarem nas condições adversas, mas quando as montanhas chegaram, alguns heróis começaram a arriscar ataques. Melhor para Marcel Kittel, que atacou no terreno que não é sua especialidade e não foi pego. O alemão da Katusha venceu com uma sobra incrível, em uma atuação candidata à performance do ano. No sprint pelo restante dos lugares no pódio, o espanhol Oscar Freire (Rabobank) chegou em segundo, mas foi o terceiro lugar que fez o público delirar. Após um início ruim na prova, o belga Remco Evenepoel (Quickstep) acelerou forte, conseguiu sprintar e completou o pódio em casa.


O pódio da Liege-Bastogne-Liege. No alto, o alemão Marcel Kittel (Katusha), com o troféu de campeão. Abaixo dele, o espanhol Oscar Freire (Rabobank), segundo colocado. Abaixo do troféu, o belga Remco Evenepoel (Quickstep), terceiro colocado.


O ranking permaneceu inalterado ao fim da temporada de clássicas belgas. O italiano Filippo Pozzato seguem em primeiro, com 77 pontos, com o também italiano Danilo Di Luca em segundo, com 73 e, em terceiro, o inglês Mark Cavendish, com 66 pontos.

 

GIRO D'ITALIA

No dia 15 de maio, um contra relógio dava início à primeira das 3 Grandes Voltas do Ciclismo Mundial, o Giro D’Italia 2021. Como é uma das provas especiais da temporada, tem sua própria postagem, com as etapas descritas individualmente, que você confere clicando aqui.


RANKING

1º Danilo Di Luca (Liquigás) - 100 pontos;

2º Filippo Pozzato (Acqua & Sapone) - 98 pontos;

3º Marcel Kittel (Katusha) - 89 pontos.


NOTAS RÁPIDAS

  • A LMC teve apenas duas competições em maio, mas cheias de intensidade e dominadas pelo mesmo ciclista.
  • O alemão Marcel Kittel fez história ao ganhar, em seguida, uma Clássica Monumento e uma das 3 Grandes Voltas. Com isso, pulou para o terceiro lugar no ranking.
  • Os ciclistas, agora, se dividem em dois grupos e disputam provas que não contam pontos para o ranking, nos campeonatos continentais.
  • O Europeu desse ano será realizado na Eslováquia, enquanto o Panamericano será no Brasil.
  • Depois disso, eles disputam a prova magna da LMC, a Copa do Mundo, que será disputada na Holanda.
  • Terminadas as clássicas continentais e a mundial, os ciclistas irão para mais uma estreia em 2021, a Volta da Colômbia.
  • O resumo de junho trará, também, um resumo do que tivemos até aqui no ano, para marcar o fim do primeiro semestre de competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!