sábado, 12 de dezembro de 2020

Copa dos Campeões 2020 - Final - 12/12/2020

Um sábado de céu parcialmente nublado, sol querendo aparecer e a chuva ainda ameaçando. Este foi o dia 12 de dezembro de 2020, quando o Imperatriz Arena abriu as suas portas para conhecer o campeão da Copa dos Campeões 2020, o torneio que define o campeão supremo entre as seleções.


Disputada em partida única e mando dividido entre o campeão do Mundial e o campeão da Liga FIFUBO do ano, a Copa dos Campeões é a versão de seleções da Supercopa FIFUBO. Quem vencer leva o troféu. Se houver empate, o campeão será decidido nos pênaltis!


Campeã mundial em 2020, a Alemanha mostra um futebol eficiente, de disciplina tática altíssima e de resultados. No Mundial, levou o título após vencer a Coreia do Sul nos pênaltis (4x1), após empate em 1x1 no tempo normal. Na Liga FIFUBO, ficou em quarto lugar.


O elenco alemão com os troféus do Mundial 2020. A equipe foi a campo com 1. Neuer; 6. Hummels, 2. Mertesacker, 5. Badstuber, 3. Lahm (c); 7. Schweinsteiger, 4. Reus, 8. Kroos, 13. Thomas Muller; 11. Klose, 10. Podolski. O técnico Lothar Matthaus, auxiliado por Parraguez, tinha no banco 9. Mario Goetze e 14. Julian Draxler.

Campeã da Liga FIFUBO 2020, a França patinava até o Mundial, quando houve a troca no comando técnico e Figo chegou, dando à equipe o futebol arte necessário para uma arrancada incrível. No returno da Liga, a França venceu 7 jogos e empatou 1, avançando para as semifinais, despachando a própria Alemanha (3x1 e 0x1) e derrotando a Inglaterra na final nos pênaltis (5x4), após empate em 2x2 no tempo normal.


O elenco francês com a taça da Liga FIFUBO 2020. A equipe foi a campo com 16. Barthez; 2. Thuram, 8. Desailly, 5. Blanc, 3. Lizarazu; 4. Vieira, 6. Djorkaeff, 7. Deschamps (c), 10. Zidane; 9. Guivarch, 12. Henry. O técnico Figo, auxiliado por David Moyes, tinha no banco 11. Pires e 13. Trezeguet.

A arbitragem ficou a cargo de Luis Carlos Félix, auxiliado por Salvio Spinola.


A dupla de arbitragem, pronta para o jogo.


Antes do início da partida, como praxe entre a FIFUBO e a LMC, foi chamado para dar o pontapé inicial da grande final, o ciclista belga Remco Evenepoel, da equipe Quickstep. Ele foi o vencedor do Troféu Brasil, a última corrida do calendário da LMC.


O ciclista Remco Evenepoel dá o pontapé inicial da Copa dos Campeões 2020.

E com isso estavam postos todos os enfeites no salão para o início do espetáculo. A Copa dos Campeões 2020 iria começar, com um grande tira-teima entre os dois adversários, que fizeram duelos equilibrados durante todo o ano!

ALEMANHA 4x2 FRANÇA


A partida foi muito boa, disputada com lances de pura genialidade. A Alemanha tomava a iniciativa e tocava bem a bola, com Kroos e Reus armando o jogo e Muller encostando nos atacantes. A defesa, bem postada, afastava as oportunidades do adversário. A França tinha um pouco de dificuldades para sair, pois Zidane estava muito recuado e Djorkaeff não entrou no jogo. Assim, restou a Lizarazu pela esquerda e Deschamps no meio as tentativas de levar a bola a Guivarch e Henry.

Com maior organização, não foi surpresa a Alemanha sair na frente. Aos 5 minutos, Neuer cobrou tiro de meta para o meio de campo, encontrando Thomas Muller. O camisa 13 tabelou com Kroos para chegar no campo de ataque e abriu na direita para Klose. O camisa 11 driblou Lizarazu para trazer a bola para o meio e pareceu perder um pouco o ângulo na entrada da área. Então, Klose usou a parte de fora do pé para mandar um chute em arco. A bola subiu e enganou Barthez, morrendo no fundo das redes: Alemanha 1x0.

O gol era um justo prêmio ao melhor futebol dos bávaros, muito bem posicionados taticamente. O problema foi que os jogadores começaram a se empolgar a esquecer as instruções do treinador. Badstuber saiu jogando muito bem, dando um chapéu em Guivarch e se mandando para o ataque. Recebeu de Reus nas costas de Thuram e chutou para Barthez fazer ótima defesa. A confiança era alta e isso trazia um certo desleixo...

Assim, já nos acréscimos, Kroos disputou bola com Zidane no campo francês e puxou o camisa 10 adversário. Zidane cobrou a falta para o campo de ataque e encontrou Guivarch livre pelo meio, com um buraco deixado por Schweinsteiger e Badstuber. O camisa 9 avançou sem oposição até a meia lua, quando rolou para Henry chutar forte e vencer Neuer: França 1x1.

No intervalo, Lothar Matthaus tirou Kroos e Podolski para colocar Draxler e Goetze. Figo tirou Djorkaeff e Guivarch, duas figuras nulas, para colocar Pires e Trezeguet.

O problema da mexida de Figo foi o posicionamento tático. Dentro da área, Trezeguet é letal, mas o camisa 13 entrou para passar a bola e errou bastante. Já Matthaus foi muito feliz, pois Draxler melhorou a armação e Goetze levou a equipe à frente com boas arrancadas pela esquerda.

Assim, aos 4 minutos, o camisa 9 foi à frente e disputou com Desailly. A bola subiu e o camisa 8 francês tocou com a mão. O juiz Luis Carlos Félix marcou falta em dois lances na entrada da área. Goetze rolou para Klose, que acertou um lindo chute no canto direito de Barthez e fez Alemanha 2x1.

A França tentou sair jogando, com Zidane e Deschamps fazendo ótima jogada pela esquerda, mas a Alemanha voltou muito bem posicionada no segundo tempo e Hummels desarmou o camisa 10, sendo puxado quando tentava sair para o ataque. O camisa 6 cobrou a falta para Draxler, que procurou Thomas Muller no meio. O camisa 13 foi tabelando com Marco Reus e levando a bola para o lado esquerdo até que, já no campo de ataque, fez um lindo passe nas costas de Thuram. Reus recebeu, invadiu a área trazendo para o pé direito e chutando forte na saída de Barthez para fazer Alemanha 3x1, aos 6 minutos.

A França não desistiu. Zidane cresceu no jogo e literalmente enfiou a cara na grama para buscar o empate. Aos 8 minutos, fez boa jogada pela direita e Badstuber mandou a córner. O próprio Zidane cobrou no primeiro pau, onde Thuram subiu mais que Lahm e cabeceou no canto de Neuer para fazer França 2x3.

A partir daí, o jogo ganhou emoção. Com 2 minutos por jogar, a Alemanha fazia o relógio correr e a França corria. Zidane se destacou mais uma vez, aparecendo pelo campo todo e buscando a conclusão, mas a defesa alemã era bem posicionada e o contra ataque, fatal. Aos 9 minutos, Klose fez boa jogada pela direita e Lizarazu cortou para lateral, lado da área. Klose cobrou rápido para dentro da área, onde entrava Thomas Muller. O camisa 13 deixou a bola correr um pouco para ganhar ângulo e, de pé esquerdo, chutou no canto de Barthez para fechar o jogo: Alemanha 4x2.

ALEMANHA CAMPEÃ DA COPA DOS CAMPEÕES 2020

O jogo foi equilibrado, mas a Alemanha jogou de forma mais decisiva. Neuer fez grandes defesas, Hummels e Badstuber foram gigantes na defesa, Draxler e Reus armaram o jogo com maestria, Muller encostou nos atacantes e Klose, o melhor em campo, deixou sua marca duas vezes para trazerem o troféu para os bávaros. A França jogou bem, mas Zidane demorou a entrar no jogo e, quando o fez, não teve companheiros à altura para levar a equipe à frente. As mexidas não deram resultado e, com isso, os bleus amargam o vice campeonato.


O presidente da FIFUBO, Batistuta, entrega o troféu da Copa dos Campeões ao capitão da Alemanha, Phillip Lahm.

NOTAS RÁPIDAS

  • Com este título, a Alemanha coroa sua grande temporada em 2020, fechando o ano com o título do Mundial e da Copa dos Campeões, mais o MVP e artilheiro do Mundial (com Klose).
  • À França resta o consolo de ter vencido a dificílima Liga FIFUBO e ter mostrado um futebol arte.
  • Os jogos entre seleções se encerram em 2020. No próximo final de semana, a FIFUBO promove a Supercopa, seu último torneio do ano e, depois disso, teremos a partida amistosa que fecha a temporada, com Amigos de Ronaldo x Amigos de Zidane x Amigos de Beckham x Amigos de Figo.
  • A FIFUBO multou a Alemanha em 20 mil butaums (a unidade monetária da FIFUBO, que vale cerca de US$ 0,98), por não prestarem atenção ao protocolo no cerimonial de premiação.
Jogadores e comissão técnica da Alemanha posam com os troféus do Mundial e da Copa dos Campeões, além da Bola de Ouro de MVP do Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!