domingo, 3 de fevereiro de 2019

Torneio Início Liga FIFUBO 2019 - Fase Final - 03/02/2019

Chegou o domingo, o calor continua altíssimo, mas o público não arreda pé do Imperatriz Arena. O Torneio Início entra em sua fase decisiva, com as semifinais e a final. E, logo de cara, já teríamos um Superclássico! Vamos ver quem avançou à final e, depois, quem ficou com o título.

BOCA JUNIORS 0x0 RIVER PLATE

O Superclássico foi o principal ingrediente para levar os fãs ao Imperatriz Arena. As equipes vieram modificadas, para dar ritmo aos reservas. No Boca, saíram Serna, Riquelme e o criticado Palacio. Entraram em seus lugares Battaglia, Guillermo Barros Schelloto e Viatri, formando um 4-4-2 losango, mas com dois centroavantes. No River, Almeyda, Barrado e Trezeguet saíram, dando lugar a Coudet, Ponzio e Funes Mori. A estrutura da equipe não seria alterada. A curiosidade estava em torno dos capitães. Normalmente, quando sobe a moedinha num Superclássico, quem está no centro do gramado é Serna e Almeyda. Mas, como os dois estavam no banco, coube a Schiavi e Ferrari tal honraria.

O placar não diz o que foi o jogo. Com Schelloto encostando mais nos atacantes e estes em linha, o Boca tinha bastante movimentação e desperdiçava oportunidades. O River fazia seu tradicional toque de bola e chegava com calma ao campo de ataque, mas também não conseguia concluir com qualidade. Assim, apesar do bom nível técnico, o placar não saiu do zero. Menos mal pro Boca, que conseguiu um escanteio logo aos 3 minutos e, com esta vantagem, avançou à final.

INDEPENDIENTE 1x1 IMPERATRIZ

A segunda semifinal também trouxe equipes modificadas. E, a exemplo do que foi feito com os dois times anteriores, os de cá também não mudaram a estrutura da equipe. No Independiente, Acevedo, Mauro Burruchaga e Gandin ganhavam as vagas de Montenegro, Gracián e Facundo Parra. A equipe teria o mesmo modelo de jogo. Já no Imperatriz, esperava-se que Suker começasse jogando, mas Dircys mandou o camisa 9 para o banco, junto com Luan. Yago Pikachu jogaria de volante, Emerson faria a zaga e Dagoberto, mantido na equipe, jogaria de centroavante. O Imperatriz teria um ataque mais leve e veloz, dando mais opções de passe para Douglas. Criticado pela má forma física, Maikon Leite ganhou nova chance na ponta esquerda.

Também foi um bom jogo, com as duas equipes criando oportunidades. Mas o Imperatriz tinha mais mobilidade no campo de ataque. Com Mendieta mais fixo na cabeça de área, Pikachu pôde avançar pelo lado direito e tabelar com Robinho, enquanto Dagoberto puxava do centro para a esquerda, para auxiliar as tabelas com Maikon Leite. E Douglas, do meio de campo, comandava isso tudo. O goleiro do Independiente, Hilário Navarro, fez defesas milagrosas em conclusões do time de Niterói e numa delas, aos 2 minutos, mandou a escanteio, muito comemorado pela torcida.

O Imperatriz já tinha a vantagem do escanteio e tocava a bola quando, aos 8 minutos, Douglas acionou Maikon Leite na esquerda. O camisa 17 avançou trazendo para o meio, para passar a Dagoberto, mas o camisa 11 estava cercado por três jogadores. Então, Maikon Leite trouxe de volta para a esquerda, avançou até a entrada da área e acertou um chute espetacular no ângulo de Navarro, fazendo Imperatriz 1x0.

A equipe verde e branca comemorava a vantagem enorme e o fim do jogo se aproximando, quando Burruchaga fez o 'toca y me voy' na saída, aos 9 minutos, recebeu de Fredes próximo à entrada da área, driblou Vitor Ramos, invadiu a área e foi derrubado por Charlie Brown. Silvera cobrou o pênalti no canto direito do goleiro, que foi pro outro lado, fazendo Independiente 1x1. Mas o Imperatriz continuava com a vantagem de 1x0 em escanteios e, assim, avançou à final.

Desta forma, chegamos à grande final, entre Boca Juniors e Imperatriz! Depois de usarem as fases anteriores para dar ritmo a todos os jogadores, é hora de começar a definir o time que vai jogar na estreia da Liga FIFUBO.

O Boca firmou posição no 4-4-2 losango com dois centroavantes. Assim, foi a campo com 1. Abbondanzieri; 4. Ibarra, 2. Escudero, 6. Schiavi, 3. Arruabarrena; 5. Serna (c), 8. Cagna, 11. Basualdo, 10. Riquelme; 7. Viatri e 9. Palermo. O técnico Tripa Seca, auxiliado por Buchanan's Special Reserve 7, tinha no banco 12. Battaglia, 13. Guillermo Barros Schelloto e 19. Palacio.

O Imperatriz voltou seus titulares, ajeitou seu tradicional 4-3-3 com dois volantes e foi a campo com 1. Charlie Brown; 2. Claudio Winck, 3. Vitor Ramos, 4. Luan, 6. Juan; 5. Emerson (c), 14. Mendieta, 10. Douglas; 7. Robinho, 9. Suker e 17. Maikon Leite. O técnico Dircys, auxiliado por Buchanan's e Etcheverry, com Frômio como preparado físico e MST como médico, tinha no banco 8. Yago Pikachu e 11. Dagoberto.

Com arbitragem de Salvio Spinola e Luis Carlos Félix como auxiliar, a saída pertenceu à equipe do Boca Juniors.

BOCA JUNIORS 0x1 IMPERATRIZ

Difícil dizer o que é um jogo bom tecnicamente quando você tem um único tempo de 10 minutos para decidir quem leva um título. Desta forma, Boca e Imperatriz fizeram um jogo muito mais na base da raça do que da técnica e o que se viu em campo foi as duas equipes partindo para o ataque e  se descuidando da parte defensiva.

O Imperatriz foi muito melhor e rondou muito mais a área do rival. De fato, chegou a ter um pênalti aos 3 minutos, quando Maikon Leite rolou a Suker dentro da área e o camisa 9 foi derrubado por Abbondanzieri. Robinho cobrou alto no canto esquerdo do goleiro e acertou a trave.

O Boca, por sua vez, tinha os contra ataques à disposição e os usava com velocidade. A equipe de La Boca atacava principalmente pela esquerda, com esticadas para Palermo e Arruabarrena, que chutavam sem perigo.

Com as duas equipes zeradas em gols e escanteios, a partida já estava nos acréscimos e todos se preparavam para os pênaltis. Viatri e Palermo, exaustos, não saíam do impedimento. Do outro lado, Robinho, Suker e Maikon Leite já estavam na linha de fundo. O Imperatriz não tinha com quem jogar, então seus laterais resolveram ir ao campo de ataque. Saindo das pontas para o meio, Juan e Claudio Winck trouxeram a bola do campo de defesa e foram tabelando até encontrar Douglas no meio. O camisa 10 continuou a tabela com os dois laterais até que Claudio Winck devolveu a Douglas na intermediária e o camisa 10 viu Juan saindo da esquerda para se colocar entre os volantes do Boca. O passe veio na medida e Juan, da meia lua, ajeitou para soltar um potente chute rasteiro, que fez Abbondanzieri se esticar todo e não achar a bola: Imperatriz 1x0.

Foi o último lance do jogo. Pelas regras da FIFUBO, ao se completar 10 minutos, o tempo acaba quando a bola sai. Se a bola não sair e o cronômetro chegar aos 12 minutos, o jogo acaba do jeito que estiver (salvo se houver um pedido de chute antes do cronômetro apitar). Como o gol de Juan foi aos 11 minutos e 40 e poucos segundos, não houve tempo de rearrumar o jogo e o Boca dar a saída. Assim, Salvio Spinola apitou o final da partida e o placar ficou 1x0 para o Imperatriz.

IMPERATRIZ CAMPEÃO DO TORNEIO INÍCIO DA LIGA FIFUBO 2019

O título faz justiça ao melhor futebol do Imperatriz, que jogou desde as oitavas de final batendo Huracán (1x0), Vasco (2x0) e Independiente (1x1) com o maior número de escanteios. Foi, também, o sucesso de uma equipe que não parou de buscar o gol. O Boca termina com o vice campeonato sem ter vencido uma partida sequer, já que derrotou o San Lorenzo nos pênaltis após empate de 1x1 e o River nos escanteios, após empate em 0x0. Em três jogos, a equipe argentina marcou um gol só.

O Imperatriz ainda teve a alegria de ver seu camisa 10, Douglas, ser aclamado artilheiro da competição, ao lado de Gallardo (River Plate), com dois gols. E conseguiu movimentação e alternância de posições em toda a competição, dando ritmo aos jogadores e deixando a equipe pronta para a Liga FIFUBO.

O ciclista argentino Francisco Chamorro, da Credite Agricole, campeão do Protour do Benelux, foi convidado pela FIFUBO para ir ao centro do gramado entregar o troféu do Torneio Início ao capitão do Imperatriz, Emerson.

Uma fala importante sobre qual é o estilo do Imperatriz foi dado pelo seu camisa 10, Douglas, ao ser perguntado pela repórter da Rádio Olé, Claudia Villapun, sobre se o fato de Alex ter decidido jogar na seleção, abrindo vaga para que Douglas jogasse com a 10 do Imperatriz fez com que ele se tornasse o principal jogador da equipe e, com isso, o artilheiro do certame:

"Em primeiro lugar, não foi a desistência do Alex que me abriu as portas. A ideia inicial era repetir o meio de campo de canhotos que foi feito com Zenden e Etcheverry. Alex seria o camisa 10 e eu, o 11. A desistência do Alex só me fez herdar a camisa 10 e jogar sozinho na armação. Em segundo lugar, não sou o principal jogador da equipe. Nós formamos um sistema, onde cada um tem a sua função em campo. A minha é a de armar o jogo e, por isso, eu visto a camisa 10. Se eu fosse o centroavante, usaria a 9. Em terceiro lugar, quando os atacantes estão marcados, eu chego de trás para ajudar na conclusão e é por isso que venho marcando gols. Em quarto lugar, vamos celebrar!"

Assim, o Imperatriz conquista o Torneio Início da Liga FIFUBO. Em Torneios Início, é a terceira vez que a equipe vence (já venceu o do Apertura em 2010 e 2011) e a décima sétima conquista da equipe na FIFUBO. Mas agora, é hora de virar a página e acelerar fundo, pois a Liga FIFUBO se avizinha! Provavelmente, não será no próximo fim de semana que a competição começará, mas se houver espaço no sábado, podemos dar o pontapé inicial à competição. As dez equipes que disputaram o Torneio Início irão disputar a Liga em sistema de todos contra todos em turno e returno. As quatro melhores equipes se classificarão para as semifinais e os vencedores vão à grande final. No meio do ano, a competição será paralisada para a disputa da Copa do Mundo, retornando ao término desta.

Jogadores e comissão técnica do Imperatriz posam com o troféu do Torneio Início no centro do gramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!