domingo, 7 de setembro de 2014

Torneio Clausura 2014 - Sétima Rodada - 07/09/2014

Por inúmeros problemas, que não dizem respeito a este espaço, ficou impossível realizar a abertura da última rodada do primeiro turno neste sábado. Porém, por ser um domingo de sol, feriado de Independência do Brasil e dia de Superclássico, os jogos do domingo (que encerrariam a rodada) foram mantidos. Os jogos de sábado serão disputados nesta segunda-feira.

RIVER PLATE 3x2 BOCA JUNIORS

Então é domingo de Superclássico! River e Boca vêm ao Itaquá Dome lotado, empolgados para atenderem às expectativas de suas torcidas apaixonadas.

O River, líder e único invicto no campeonato, vem de vitória sobre o Independiente (5x3) e sabe que terminará o turno na liderança, mas quer a vitória a todo custo. Para conter o avanço dos jogadores do Boca, que gostam de espaço para trabalhar, Francescoli quer adiantar a zaga e pede que os laterais ajudem os volantes na marcação.

O Boca, em quarto na tabela, vem de goleada em cima do San Lorenzo (5x1) e a empolgação pelo bom futebol apresentado. Madeirite pede a seus jogadores que apertem a marcação, a fim de evitar o toque de bola do adversário.

As instruções de Madeirite se sobressaíram logo no início da partida. O River não conseguia tocar e, nervoso, errava muito. A um minuto, Carrizzo sinalizou que passaria na esquerda para Almeyda. Mas errou e a bola saiu em lateral. Carrizzo ainda falhou, ao ver que Riquelme estaria livre na entrada da área e não voltou ao gol, preferindo marcar o camisa 10. Basualdo cobrou o lateral para Riquelme, que deu um drible de corpo no goleiro do River e empurrou para o gol vazio, explodindo a torcida xeneize e fazendo Boca 1x0.

O River continuou sem conseguir se organizar e ainda pecava pelo preciosismo de alguns jogadores. Em tabela com Ortega, Gallardo deu toques a mais e perdeu a bola, o que irritou o camisa 10 e os dois discutiram, enquanto a bola saía para tiro de meta. Abbondanzieri repôs no meio para Riquelme, que driblou Gallardo e tocou na esquerda, avançou e tocou no meio, no ponto futuro. Palermo apareceu por ali, ajeitou para o pé esquerdo e chutou sem chances para Carrizzo, fazendo Boca 2x0 aos 3 minutos.

Ali, o temor era de que o Boca partisse para a goleada, então os jogadores do River se trancaram na defesa à espera do fim do primeiro tempo. O Boca se empolgou e aí foi sua ruína. Aos 9 minutos, Basualdo retornou à defesa para reiniciar o jogo e quis inverter com qualidade para Ibarra, mas o passe saiu errado e a bola saiu para lateral. Berizzo cobrou para Buonanotte já dentro da área e o camisa 30 só teve que ajeitar para o pé esquerdo e chutar sem chances para Abbondanzieri, fazendo River 1x2.

No intervalo, Francescoli sacou Gallardo e Ortega, colocando Coudet e Funes Mori. A entrada de Coudet sinalizava uma maior marcação no meio, enquanto Funes Mori tentaria se aproximar de Trezeguet, completamente apagado na primeira etapa. Já Madeirite tirou Palacio e colocou Guillermo Barros Schelloto. Além de tirar o inoperante camisa 19, colocava alguém com mais velocidade para puxar os contra ataques, na esperança de ter mais espaço com os avanços do River.

O jogo virou uma grande pelada, pois as equipes não conseguiram impor seus ritmos uma à outra. O Boca marcava bem e evitava os passes do River, afastando-o de sua área. O River, por sua vez, não se  lançava às cegas para o ataque, evitando dar espaços para os contra ataques do Boca. Assim sendo, só com a interferência do sobrenatural poderíamos ter gols. E ele resolveu intervir...

Aos 6 minutos, o River fez uma marcação por pressão e passou a rondar a área do Boca, com chutes de Coudet, Almeyda, Buonanotte e Funes Mori, sempre acertando a zaga e voltando para o River. Até que um rebote sobrou no meio para Ferrari, que matou a bola e viu que muitos companheiros encobriam a visão de Abbondanzieri. O camisa 2, então, chutou rasteiro e colocado e o goleiro só percebeu quando a bola já ultrapassava a linha do gol: River 2x2.

A partir daí, o jogo melhorou. O River se empolgou a buscar a virada e o Boca se empolgou a recuperar a vantagem. Algumas jogadas de emoção para cada lado até que, aos 9 minutos, o River mostrou por que é o líder. Na única jogada de troca de passes, Paz tocou para Barrado, que procurou Coudet no meio. O camisa 8 abriu na ponta para Funes Mori, que deu mais à frente para Trezeguet. O camisa 7, até então sumido do jogo, deu lindo drible em Schiavi e chutou alto. Abbondanzieri voou e não encontrou: River 3x2.

Destaque do jogo: Diego Buonanotte. Com a equipe do River jogando mal e bem marcada, coube ao camisa 30 promover a vitória. Com movimentação constante, buscou tabelas, arriscou e fez o gol que iniciou a virada.

INDEPENDIENTE 3x3 VELEZ SARSFIELD

Com a emoção sobrando no Superclássico, o jogo de fundo parecia ter gosto de fim de festa. Então, as duas equipes teriam que se sobressair para recuperar um pouco da emoção. Do lado do Independiente, a derrota para o River (3x5) foi somente mais uma na péssima campanha, mas empolgou os jogadores pelo bom futebol apresentado. O Velez, vindo de duas derrotas (1x3 pro River e 2x3 pro Huracán), precisava recuperar-se para assegurar o segundo lugar na virada do turno.

Se a intenção era fazer um jogo tão emocionante quanto o Superclássico, as duas equipes fizeram muito bem o seu papel, pois desde o início a partida foi de altíssimo nível. Tanto Independiente quanto Velez partiram para cima desde o início e tiveram chances de gol.

Aos 3 minutos, Navarro cobrou tiro de meta para Gracián no meio. O camisa 19 girou em cima de Insua, levantou a cabeça e viu Parra se deslocando. O passe foi preciso e o camisa 17 recebeu já dentro da área, chutando de primeira na saída de Sosa e fazendo Independiente 1x0.

Na saída de bola, aos 4, o Velez empatou. Insua foi tabelando com Romero quase até a entrada da área, quando recebeu mais do lado direito. Insua, então, arriscou de trivela e mandou uma bomba com efeito, vencendo Navarro e fazendo Velez 1x1.

O jogo continuou bom e as equipes se espalharam em campo. Mas as lindas jogadas não terminavam em gol. Então, tinha que ser na jogada estranha mesmo. Aos 7 minutos, Busse desarmou Dario Hussain e tocou para Fredes no meio. O camisa 8 avançou um pouco e viu um bloqueio na frente e, por isso, resolveu arriscar um chute de longe. A bola ganhou altura, mas perdeu força e caiu dentro do gol, encobrindo Sosa e fazendo Independiente 2x1.

No intervalo, Bayer tirou Busse e colocou Acevedo, visando melhorar a marcação pelo lado por onde os irmãos Hussain criavam muito. Já Tripa Seca tirou Romero e Turco Assad e colocou Cubero e Lucas Pratto.

A mexida do Velez deu resultado e a equipe pressionou o Independiente desde o início do segundo tempo. O resultado foi que Cubero invadiu a área e Navarro o derrubou. Pênalti que Lucas Pratto cobrou forte no lado esquerdo do goleiro, que foi para o lado direito e nem saiu na foto, aos 2 minutos: Velez 2x2.

O Independiente voltou a ficar na frente na saída de jogo, aos 3. Gracián tocou para Fredes, recebeu na frente e chutou de cobertura, vencendo o adiantado Sosa e fazendo Independiente 3x2.

O jogo continuou bom e as equipes desperdiçaram chances. Aos 5 minutos, após o Velez desperdiçar na saída, o Independiente se lançou ao ataque. Parra foi ao fundo e cruzou para Silvera, mas Sosa saiu e interceptou. A reposição foi pro lado esquerdo, para Emiliano Papa e o lateral tocou no corredor para Lucas Pratto. O camisa 12 avançou no contra ataque pela ponta, trouxe para o pé direito e chutou forte, cruzado e rasteiro. Hilário Navarro se esticou todo, mas não achou: Velez 3x3.

Destaque do jogo: Lucas Pratto. Sua equipe jogou muito bem, mas não ameaçava o gol do adversário. Isso até o camisa 12 entrar em campo e mudar a cara do jogo. Com dois gols e presença constante, foi o responsável por sua equipe pontuar na rodada.

NOTAS RÁPIDAS

  • A rodada se encerra nesta segunda-feira, com Racing x Huracán e San Lorenzo x Estudiantes. Na quarta ou quinta, haverá uma postagem especial, esmiuçando a participação de cada equipe até aqui.
  • Uma coisa, porém, é certa. A espetacular virada no Superclássico garante ao River a liderança por, pelo menos, mais 3 rodadas, uma vez que abriu 8 pontos para o Velez (atual segundo colocado) e, mesmo que Racing e/ou Huracán vença (m), ficará com 7 pontos de vantagem para o segundo colocado. Isso é uma garantia quase certa de que a equipe estará nas semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!