sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Avaliação das equipes ao fim do primeiro turno do Torneio Clausura 2014

Boca Juniors - Os campeões do Torneio Apertura chegaram com um ponto de interrogação em cima de suas camisas. Apesar do título na Liga anterior, a troca de treinador não tinha trazido resultados ainda. A estreia, empatando com o Independiente em jogo sofrível (1x1) e a derrota para o Velez (1x3) em outra partida sofrível fizeram a torcida protestar e pedir o retorno de Paralelo. A vitória na terceira rodada sobre o Estudiantes (7x4) foi a prova de que a equipe começava a se recuperar. Dois empates em 2x2, com Huracán e Racing voltaram a colocar pressão na equipe. A vitória na penúltima rodada, sobre o San Lorenzo (5x1) trouxe nova empolgação para o Superclássico na última rodada. Ao abrir 2x0, sem deixar o adversário jogar, o time empolgou seus torcedores, mas os deixou frustrados ao sofrer a virada (2x3) e terminar o primeiro turno em um quarto lugar.  O destaque da equipe até aqui é Riquelme, um dos três artilheiros do certame, com 8 gols.

Estudiantes de La Plata - O ótimo futebol, que o levou a terminar a temporada regular do Apertura em segundo e finalizar o campeonato em terceiro, não deu as caras neste Clausura. A equipe estreou perdendo para o River (0x2) e, logo depois, uma empolgante vitória sobre o Independiente (4x2). Depois, duas derrotas para Boca (4x7) e Velez (2x3) e um empate com o Huracán (2x2), seguido de uma derrota humilhante para o Racing (0x4), até finalizar com sua segunda vitória no campeonato, em cima do San Lorenzo (3x0). A equipe peca muito na finalização e isso se reflete no sexto lugar na tabela, distante 4 pontos da zona de classificação. O destaque até aqui é seu capitão, Verón. Artilheiro da equipe no campeonato, com 4 gols, o camisa 11 também é a referência. Se não joga bem, o time não vai bem.

Huracán - A derrota para o San Lorenzo na primeira rodada (1x3) dava a impressão de que o time jamais se aproximaria da zona de classificação. O empate com o River na segunda rodada (3x3) começou uma série invicta, que só terminou na última rodada, com derrota para o Racing (1x3). Até lá, a equipe se acertou e venceu o Independiente (4x2), empatou com Boca e Estudiantes (2x2 em cada jogo) e surpreendeu o Velez (3x2). O grande número de empates, porém, deixa a equipe em quinto lugar, empatada com o Boca, mas perdendo no número de gols pró (16 contra 20 do Boca). O grande destaque do Huracán até aqui é o mito Cigogna, artilheiro do time no campeonato, com 7 gols.

Independiente Avellaneda - Após o vice campeonato no Torneio Apertura (quando liderou com folga o certame) e na Copa Olé, os jogadores perderam o ânimo em recomeçar e isso se refletiu no futebol medíocre apresentado nas sete rodadas do Clausura. Após o empate medíocre com o Boca (1x1), a equipe amargou 3 partidas em que sofreu quatro gols, nas derrotas para Estudiantes e Huracán (ambas por 4x2) e no empate com o Racing (4x4). Somente na quinta rodada o Independiente conseguiu vencer (4x2 no San Lorenzo), terminando o campeonato com uma derrota para o River (3x5) e um empate com o Velez (3x3). Mesmo assim, os dois jogos sem vitória neste final de turno mostraram que o Independiente começa a recuperar o futebol que encantou no primeiro semestre. O destaque até aqui é Leandro Gracián, autor de 7 gols.

Racing Club Avellaneda - Vencedor do Torneio Início, o time novamente chegava a uma Liga cercado de expectativas. Desta vez, no entanto, não decepcionou. Comandado por Paralelo, o time do Racing começou a mostrar bom futebol desde o início, empatando com o Velez (3x3) no que foi considerado o melhor jogo da primeira rodada. Depois, uma vitória sobre o San Lorenzo (3x1) e uma derrota para o River (3x5) onde atuou muito bem. A equipe empatou duas vezes na sequência (4x4 com o Independiente e 2x2 com o Boca) até voltar a vencer com autoridade tanto o Estudiantes (4x0) quanto o Huracán (3x1), resultados que o colocaram em segundo lugar no campeonato. O destaque até aqui é Ruben Capria, maestro do time e autor de 7 gols.

River Plate - Líder do campeonato, dono do melhor ataque (25 gols marcados) e da melhor defesa (13 gols sofridos) e único invicto até aqui, o River garante a liderança, pelo menos até a metade do segundo turno, pois tem 7 pontos de vantagem para o segundo colocado. A única partida em que não venceu foi na segunda rodada, no empate com o Huracán (3x3). Fora isso, vitórias sobre Estudiantes (2x0), Racing (5x3), San Lorenzo (4x1), Velez (3x1), Independiente (5x3) e Boca (3x2), muitas delas com show de bola. Parece que o Clausura faz bem à equipe de Nuñez, que também fez isso no ano passado. O destaque até aqui é David Trezeguet, um dos artilheiros do campeonato com 8 gols, com hat tricks no campeonato.

San Lorenzo de Almagro - Último colocado do campeonato, o time é a grande decepção. Venceu apenas uma vez, na primeira rodada (3x1 no Huracán). Depois, acumulou 6 derrotas, a maioria por goleada. Lhe derrotaram Racing (1x3), Velez (2x5), River (1x4), Independiente (2x4), Boca (1x5) e Estudiantes (0x3). O único destaque é ele, sempre ele, Romagnoli, um dos artilheiros do campeonato com 8 gols.

Velez Sarsfield - O campeão da Copa Olé é um dos grandes destaques do campeonato. Chegou a liderar e só perdeu a vice liderança na última rodada por ter entrado em uma sequência de 3 jogos sem vencer. Começou empatando com o Racing (3x3) e engrenou 3 vitórias seguidas, sobre Boca (3x1), San Lorenzo (5x2) e Estudiantes (3x2), caindo pela primeira vez no campeonato diante do River (1x3), quando perdeu a liderança. Terminaria o turno perdendo para o Huracán (2x3) e empatando com o Independiente (3x3). A gordura parece ter se queimado. O destaque até aqui é Federico Insua, artilheiro empatado com Lucas Pratto com 5 gols, mas sendo o grande nome da equipe nas partidas, liderando o meio e sendo decisivo lá na frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!