sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Bootecon 2014

Nesta sexta-feira foi realizado o Bootecon 2014, o fórum de discussão sobre futebol de botão promovido pela FIFUBO. Foram 7 fóruns discutidos, cada um trazendo um aspecto novo sobre a federação, além de debates sobre o esporte. Vamos a um resumo das atividades e os principais pontos discutidos em cada fórum.

Fórum 1 – Estrutura da FIFUBO para 2014 – Palestrante: Batistuta (Presidente da Federação)

  • Apresentação do calendário – Janeiro: Copa 3 Corações; Fevereiro: Torneio Início Apertura; Fevereiro a Junho: Torneio Apertura; Junho: Copa Olé e Copa do Mundo de Subbuteo; Julho: Torneio Início Clausura; Julho a Novembro: Torneio Clausura; Dezembro: Supercopa FIFUBO. 
  • Copa 3 Corações disputada em turno único, com o perdedor do primeiro jogo jogando a segunda partida. O que fizer mais pontos na competição é o campeão. Empate entre duas equipes acarretará em disputa de pênaltis. Empate entre três equipes acarretará em torneio de pênaltis, respeitando a tabela inicial. Cada equipe será mandante em uma partida, respeitando a ordem da tabela. Suspensão segue a regra da Federação. Critério de pontos, saldo de gols, gols pró, gols contra e confronto direto.
  • Torneio Início – Quartas de final disputadas em um dia, semifinais e final em outro dia. Jogos eliminatórios simples, de 10 minutos. Vence quem marcar mais gols, mais escanteios ou vitória nos pênaltis. Suspensão segue a regra da Federação.
  • Torneio Apertura – Disputado em turno e returno, com as quatro equipes com mais pontos se classificando para os playoffs. Não há mais a classificação por vitórias e derrotas, mas sim pontos corridos. Nos playoffs, equipes de melhor campanha jogam em casa o primeiro e terceiro jogos. Caso os playoffs terminem empatados em pontos, gols pró e contra, disputa de pênaltis no terceiro jogo, somente.
  • Copa Olé – Disputada em sistema eliminatório de jogo único, com o mando de campo respeitando a ordem do sorteio. Em caso de empates, haverá disputa de pênaltis. Haverá novo sorteio nas semifinais e final.
  • Copa do Mundo de Subbuteo – Ainda a decidir, pelo número de participantes. Em caso de 12 participantes, 4 grupos de três seleções, com as 2 melhores se classificando para as quartas de final, havendo sorteio em todas as fases eliminatórias.
  • Torneio Clausura – Disputado em pontos corridos, em turno e returno, classifica as quatro melhores equipes para as semifinais, disputadas em ida e volta, com as equipes de melhor campanha jogando por resultados iguais. Na final, não há vantagem. A equipe melhor classificada terá como única vantagem jogar com o mando de campo.
  • Supercopa FIFUBO – Disputada pelos campeões dos torneios Apertura e Clausura e Copas Olé e 3 Corações, em semifinais e final simples. Em caso de empate, disputa de pênaltis. Em todos os jogos, o campo será neutro, as equipes trocarão de lado no intervalo. Se uma equipe ganhar duas competições, vai direto à final e as outras disputarão uma semifinal para ver quem lhe encontra no jogo decisivo, mas esta é a única vantagem. Se uma equipe ganhar três competições, disputa a final contra a outra ganhadora, com a vantagem de empatar para sair campeã. 
  • Apresentação do novo diretor técnico da FIFUBO, Alemanha – O novo diretor técnico fala da importância do cargo na FIFUBO e das suas atribuições. Cita casos como o Escândalo das Bainhas, a crise das bolas amendoim e outros para argumentar que o diretor técnico é o responsável por observar os aspectos técnicos das partidas e recomendar mudanças à Federação.
Fórum 2 – Mudanças na regra – Palestrante: Ruben Paz (vice-presidente da Federação)
  • Mudança no posicionamento dos jogadores reservas durante o intervalo. Agora, os atletas não terão mais que ficar no meio do campo, devendo ficar no quadrante da grande área durante o intervalo, a fim de ouvirem as instruções do treinador. Somente na hora da substituição devem ir ao meio do campo, para entrar em campo. A não observância destes locais acarretará em cartão amarelo para os reservas.
  • Consolidação da punição a treinadores fora do local a eles destinados. Os treinadores serão advertidos uma vez, levarão um cartão amarelo na segunda vez e o vermelho na terceira. Serão suspensos se levarem três amarelos ou um vermelho na mesma competição. Só lhes será permitido entrar em campo em casos de confusão com árbitros, mas somente para apartar seus atletas.
  • Consolidação do sorteio para suspensão de atletas se a equipe não tiver atletas suficientes para mandar a campo.
 Fórum 3 – Aspectos técnicos – Palestrante: Dircys (Treinador do Imperatriz F.B.)
  • Novo posicionamento de goleiros. O goleiro, posicionado na entrada da grande área, é ótimo para abafar jogadas que cheguem perto da mesma, além de fazerem dele mais um marcador. Porém, a enorme quantidade de gols sofridos em rebatidas, bem como as expulsões por toques fora da área, mostram que a nova tendência é o goleiro ficar dentro da pequena área, senão em cima da linha do gol. Esta tendência já foi aplicada no último Clausura e também está sendo seguida por outras equipes.
  • Novas formações táticas. O 4-4-2 losango, utilizado pelos times argentinos, mostra que pode-se aliar marcação com qualidade na saída de bola e ainda ajudar a dar opções de ataque. A nova ordem do futebol mundial prega que todos devem ajudar na marcação, fechando espaços e forçando o adversário a se desfazer da bola, ao invés de tentar tomá-la.
  • Discussão sobre preparação física, técnica, tática, novas tendências são abertas a qualquer membro da FIFUBO, por meio da Associação de Técnicos. O debate deve ser amplo até que se chegue a um consenso.
 Fórum 4 – Aspectos clínicos e físicos – Palestrante: Tostão (Diretor médico do Imperatriz F.B.)
  • Nova técnica Aqualix e cera. Lixa d’água é utilizada na recuperação de atletas, porém não devolve o brilho. No último ano, percebeu-se que o desgaste provocado pelo atrito não pode ser resolvido só com o lixamento levemente umedecido, mas de um lixamento com água corrente. Após isso, a superfície fica opaca e é aí que entra a cera para polir automóveis, que retira os riscos e devolve o brilho, fazendo com que o botão volte a deslizar, após passar pelo aquecimento com silicone reparador de pontas de cabelo.
  • O Escândalo das Bainhas. No ano passado, o campeonato foi prejudicado, porque três equipes estavam com bainhas fora do padrão, caso que foi difícil de reparar. É necessário uma técnica usando transferidor antes do campeonato começar, para saber se todos estão com a bainha no ângulo certo, a fim de não prejudicar equipes e paralisar o campeonato.
  • O problema das bolas amendoim. Bolas compradas no ano passado, para servirem de reserva, mas que acabaram se revelando de dureza e peso acima do permitido. Foram dirigidas para o Subbuteo e a bola de lã acabou sendo a escolhida para ser reserva. As bolas amendoim podem causar pequenas lascaduras no botão que, com o tempo, passaria a ficar inutilizado.

Fórum 5 – Aspectos disciplinares e o papel da arbitragem – Palestrantes: José Roberto Wright (árbitro e presidente do Conselho de Arbitragem da FIFUBO) e Paraguaio (Presidente do TJB)

  • Equívocos de arbitragem são comuns, porém não há como pedir anulação de partida ou reversão de resultado. O árbitro será julgado pelo TJB e punido, se for o caso.
  • O TJB mantém sua forma de punir, com votação dos três membros para decidir pela punição e pelo número de partidas, sendo três o máximo e advertência o mínimo. São decisões irrecorríveis.
  • O TJB está sempre disposto a discutir novas formas jurídicas de interpretação de normas e para ajudar seus membros.
Fórum 6 – O papel da imprensa – Palestrante: Jorge Mário Trasmonte (Diretor de telecomunicações da FIFUBO, narrador e presidente do Grupo Olé)
  • A imprensa tem como papel fundamental cobrir os acontecimentos da FIFUBO para os torcedores, dentro dos limites a ela impostos, mas com liberdade para buscar a notícia.
  • O local de repórteres nos jogos é atrás do banco de reservas, porém foram do campo de jogo, atrás da mureta de proteção, devendo entrar no jogo após as partidas para entrevistas enquanto tiverem atletas em campo.
  • Toda imprensa cadastrada na FIFUBO tem o direito de cobrir qualquer evento relacionado à mesma, não havendo nenhuma preferência quanto a qualquer veículo.
 
Fórum 7 – Copa do Mundo de Subbuteo – Palestrantes: Luis Carlos Félix (árbitro chefe da divisão de Subbuteo) e Bruninho (atleta de Subbuteo)
  • Estão sendo feitos todos os esforços possíveis para a realização da Copa do Mundo, com 12 seleções. Restam 5 seleções a serem confirmadas, porém depende dos Correios, que atrasaram a entrega das duas primeiras.
  • Caso não seja possível adquirir as 12 seleções, a Copa do Mundo tem uma outra fórmula pronta, mas somente se chegar ao número de 9 equipes confirmadas.
  • Regras para o jogo de Subbuteo devem ser confirmadas através de partidas amistosas, que serão realizadas durante o calendário de jogos da FIFUBO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!