quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Torneio Clausura 2013 - Oitava Rodada - 05/09/2013

O returno do Torneio Clausura deveria ter se iniciado na última quarta-feira. Porém, as fortes chuvas que caíram em Itacoatiara deixaram o gramado do Itaquá Dome encharcado, impedindo a realização da partida. Com a leve melhora do tempo nesta quinta, o jogo pôde rolar e nós vamos a ele!

BOCA JUNIORS 2x4 ESTUDIANTES

Um jogo um tanto quanto curioso. O Boca, vindo de derrota para o Independiente (2x3), mas mantendo sua segunda colocação no campeonato, queria a vitória para tirar a liderança do River. Já o Estudiantes, mesmo vindo de derrota (4x5, também para o Independiente) vinha empolgado pela recuperação de seu futebol. No primeiro turno, o Boca havia vencido por 5x1, mas nem os jogadores do Boca, nem os do Estudiantes, tinham o sentimento de que tal resultado se repetiria. Para isso, tanto Paralelo quanto Cristaldo mantinham as equipes que vinham atuando o campeonato inteiro.
O jogo começou truncado, com o Estudiantes desorganizado e o Boca tentando se soltar e foi só aos 5 minutos que as coisas começaram a esquentar. Palacio recebeu de Ibarra na direita e chutou cruzado. Andujar espalmou e a bola saiu para lateral. O próprio Palacio cobrou para Martin Palermo. O camisa 9 trouxe para o meio e, de frente, não tinha como desperdiçar. O chute saiu forte e venceu Andujar para fazer Boca 1x0, o sétimo gol de Palermo em sete jogos, artilheiro isolado do certame.

O gol desorganizou o Estudiantes e fez o Boca se soltar mais e isso foi muito bom, pois a equipe de La Plata perdeu a bola, que sobrou a Arruabarrena e este lançou a Basualdo. O camisa 11 invadiu pela esquerda e chutou e Andujar fez uma belíssima defesa, com a bola tocando no travessão e saindo pela lateral. Basualdo cobrou o lateral para Cagna, que invadiu pelo meio e, com um toque de muita categoria, deslocou Andujar e fez Boca 2x0 aos 7 minutos, em gol idêntico ao primeiro.

O Estudiantes continuou desorganizado, mas passou a tentar algo e arriscar de longe. Foi assim que conseguiu o gol, aos 9 minutos. Rodrigo Braña roubou no meio e tabelou com Leandro Benítez. Braña arriscou de longe e acertou belíssimo chute, no ângulo de Abbondanzieri, fazendo Estudiantes 1x2.

O primeiro tempo terminou quando Federico Fernandez avançou pela esquerda e chutou cruzado. A bola tocou no pé da trave e saiu, dando um toque de emoção a um jogo maravilhoso. No intervalo, Paralelo tirou Schiavi e Riquelme e colocou Battaglia e Guillermo Barros Schelloto. Já Cristaldo trocou Angeleri e Boselli por Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez.

As mudanças do Estudiantes fizeram efeito com apenas 1 minuto, quando Leandro Benítez avançou pela esquerda e deu belo passe invertendo o jogo para a direita. Enzo Perez recebeu livre e chutou cruzado para empatar o jogo em 2x2.

Logo ficou latente a mudança tática de Cristaldo. Ao colocar um volante no lugar do lateral direito, além de melhorar a saída de bola e marcar bem o lado direito, ele tinha mais um reforço para fazer bloqueio no lado em que Palermo caía. A marcação do Estudiantes melhorou e o Boca ficou preso, sem conseguir criar. O único ponto negativo eram os atacantes, em fase ruim. Mas um time com um elenco que se ajuda tem alternativas para este problema.

E isso ficou claro aos 4 minutos, quando uma sucessão de contra-ataques resultou na virada do Estudiantes. Os defensores do Boca foram apoiar o ataque, para tentar furar o bloqueio no meio, mas deixaram um buraco na defesa. Primeiro, Rodrigo Braña tocou para Leandro Benítez, que invadiu pela esquerda e chutou para a defesa de Abbondanzieri. Depois, Rodrigo Braña roubou novamente e tocou para Marco Rojo. O lateral esquerdo avançou pela esquerda e chutou forte, desta vez vencendo o goleiro xeneize e fazendo Estudiantes 3x2.

O Boca se desestruturou de vez, as mudanças não surtiram efeito e Palermo parou de receber bolas. Assim, o Estudiantes chegou ao quarto gol, aos 7 minutos. Hernan Rodrigo Lopez cobrou escanteio na cabeça de Leandro Benítez, que mandou no canto de Abbondanzieri e deu números finais ao confronto: Estudiantes 4x2.

O Boca mostrou que continua sendo uma equipe que esquenta aos poucos, mas desta vez houve uma apatia geral. Mesmo marcando dois gols iguais e se aproveitando da ótima fase de Palermo, cansou e foi dominado, sem ter opções para sair da forte marcação.

Já o Estudiantes mostrou nos últimos dois jogos que tem um estilo parecido com o do Boca, vai esquentando aos poucos. Hoje, perdendo de 2x0, foi se acertando e conseguiu uma virada muito boa, para iniciar bem o segundo turno.

Destaque do jogo: Rodrigo Braña. Embora Leandro Benítez tenha se saído um armador sensacional, o destaque foi o volante Rodrigo Braña. Enquanto o time estava perdido, ele era o porto seguro. Sempre bem posicionado, interceptou passes, desarmou os jogadores do Boca, armou jogadas e fez o primeiro gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!