quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Torneio Clausura 2013 - Sexta Rodada - 07/08/2013

A sexta rodada do Clausura 2013 esteve ameaçada, por conta de um recall de atletas, que será explicado mais adiante. Como Boca Juniors e Independiente abririam a rodada nesta quarta-feira e não participariam do recall, foi decidido que eles jogariam sem problemas. Quando o problema for sanado, o campeonato continua. Mas, o que interessa é o jogo de hoje. Vamos a ele!

BOCA JUNIORS 2x3 INDEPENDIENTE

O Boca Juniors, líder do campeonato e contando com o artilheiro da competição, vinha embalado. Ainda contava com o retorno de Rodrigo Palácio, que voltava após cumprir suspensão. Guillermo Barros Schelloto voltava ao banco de reservas. A equipe fazia nesta quarta seu último jogo no primeiro turno, já que é a equipe que folga na sétima rodada...
o Independiente precisava da vitória para encostar nos líderes, pois já havia perdido duas partidas no certame. Com uma terceira vitória, poderia chegar até à liderança, vencendo na última rodada. Para isso, Bayer aproveitou que a quinta rodada era de folga para acertar o time e mostrar os jogos para seus atletas estudarem o adversário.  A equipe era a mesma que tinha atuado no campeonato inteiro.

Logo no início da partida, Fredes sentiu. E, com apenas 2 minutos, precisou ser substituído. A FIFUBO permite substituições no decorrer das partidas somente em caso de contusão. Substituições de ordens tática e técnica só podem ser realizadas no intervalo. Desta forma, Fredes saiu para a entrada de Acevedo.

Quando se pensava que Bayer teria uma dor de cabeça fenomenal, eis que seus jogadores se tornaram um forte analgésico. Aos 4 minutos, o Independiente formou uma verdadeira blitz no ataque. Montenegro foi para o chute, enquanto Gracián era empurrado por Escudero dentro da área. O juiz Dula Rápio viu, mas ignorou o penal. Montenegro chutou, Abbondanzieri defendeu e Escudero aliviou para lateral. Mareque cobrou recuando para Acevedo, que lhe devolveu na frente. O camisa 3, então, recebeu e chutou de pé esquerdo para fazer Independiente 1x0 e aliviar a pressão pelo penal não marcado.

O Boca não conseguia jogar graças à potente marcação que o Independiente fazia no meio de campo, dificultando o trabalho de Riquelme. Para piorar, Palermo aceitava passivamente a marcação de Facundo Parra. Para piorar ainda mais a situação, o Independiente ainda chegava na frente sempre com 4 jogadores, tabelando bem e concluindo com perigo.

E foi numa dessas que encontrou o gol novamente. Mareque recebeu de Gracián e avançou pela esquerda, tabelando com Silvera. O último toque deixou o camisa 11 livre, na entrada da área. Silvera só teve que trazer para o pé direito e mandar no ângulo oposto de Abbondanzieri para fazer um golaço: Independiente 2x0.

No intervalo, totalmente dominados, os jogadores do Boca ouviam Paralelo atentamente, à espera de mais um milagre, após as viradas nas últimas rodadas. Para isso, o treinador tirou Schiavi e Palácio e pôs Battaglia e Guillermo Barros Schelloto. A sensação era de que não pôs Viatri para não ter que tirar o artilheiro Palermo. Já o Independiente tinha toda a euforia e o bom resultado ao seu lado. Por este motivo, Bayer não fez mudanças, ficando apenas com a mudança efetuada no início do jogo.

O segundo tempo começou da mesma forma como o primeiro transcorreu. O Independiente dominava e o Boca não conseguia se desprender da marcação. Mas a tática da serpente é aliada do Boca, que faz o adversário ficar eufórico e se descuidar e foi assim que conseguiram descontar. Aos 2 minutos, Tuzzio resolveu arrancar da defesa. Mas o capitão do time errou o domínio e a bola foi parar nos pés de Ibarra, que jogou rápido para a frente. Riquelme recebeu com a área livre e só teve que invadir e tirar do goleiro Hilário Navarro para fazer Boca 1x2.

Houve um princípio de pânico no Independiente, que o Boca aproveitou para finalmente espalhar seus jogadores. Mas, aos 4 minutos, o lance mais polêmico do jogo quase põe a beleza da partida por terra. Acevedo recuperou a bola e tocou para Gracián na direita. O camisa 19 ajeitou e chutou. Abbondanzieri tocou na bola, mas ela bateu na parede da rede. Só que Dula Rápio não marcou gol, alegando que foi na trave. No contra-ataque, Escudero tocou para Riquelme, que deu toque de primeira para Cagna. O camisa 8 invadiu a área e tirou Navarro da jogada para empatar em 2x2 e começar um grande tumulto.

A partida ficou paralisada por um bom tempo, com os jogadores do Independiente partindo para cima do árbitro e o policiamento tentando contê-los.  Quando o jogo reiniciou, os jogadores do Independiente estavam nervosos e os do Boca eufóricos, pois já conheciam esse filme.

E foi assim que o jogo transcorreu, com o time de Avellaneda tentando de todas as formas se recuperar na partida e o Boca partindo para a vitória. Mas as bolas paravam nas brilhantes defesas de Navarro que, com tais defesas, voltou a incendiar o Independiente, que equilibrou as ações. A partir daí foi um festival de lindas defesas e bolas na trave de ambos os lados.

Aos 8 minutos, porém, tudo se decidiu. Tuzzio recebeu reposição na área e saiu para o jogo. Procurou Gracián, que estava marcado. Procurou Silvera, que também enfrentava marcação. Procurou Busse, Acevedo e Montenegro, também marcados. Procurou Facundo Parra, que marcava Palermo (o camisa 17 abdicou do jogo para anular o artilheiro do certame). Então resolveu ir avançando, levando a bola até encontrar Mareque. O lateral esquerdo recebeu e, ao invés de avançar, deu novo toque para Tuzzio, que invadiu a área e chutou forte, para fazer Independiente 3x2.

No último lance do jogo, já nos acréscimos, Guillermo Barros Schelloto cobrou córner forte demais, Riquelme correu e pegou a bola fora da área, sem marcação. Trouxe para o pé esquerdo e chutou forte. Mas Hilário Navarro se esticou e espalmou a última chance do Boca de empatar.

O Boca não jogou bem, novamente. Mas mostrou que não é necessário jogar bem para ganhar, apenas tem que ir esquentando, como quer seu treinador. Desta vez, a vitória não veio. Mas é necessário que Paralelo tenha atenção especial a alguns atletas que aceitam a marcação passivamente, como Martin Palermo.

Já o Independiente voltou a ser o time que encantou a todos no Torneio Início e no início do campeonato. Com uma marcação eficiente e bom toque de bola, envolveu o Boca e ganhou com inteira justiça.

Destaque do jogo: Hilário Navarro. Não é fácil um goleiro ser o destaque em uma partida com cinco gols. Mas não fossem as defesas salvadoras do camisa 1 do Independiente, o Boca comemoraria a quinta vitória. Com, no mínimo, 10 defesas impressionantes, Navarro conseguiu dar uma nova luz à sua equipe e a possibilidade de liderança ao fim do primeiro turno.

NOTAS RÁPIDAS:

  • Primeiramente sobre o jogo, após a partida o Independiente entrou com representação contra o árbitro, Dula Rápio, pela não marcação do pênalti e ao não anotar o que seria o terceiro gol do Independiente, que resultou no empate do Boca. Por 2 votos a 1, os auditores do TJB decidiram suspender Dula Rápio por 2 partidas. Alfredo Sampaio e Dener votaram a favor, enquanto que Paraguaio votou contra.
  • Pelas regras da FIFUBO para a escolha do árbitro de uma partida, o árbitro deve ficar de fora do sorteio dos dois jogos seguintes ao último que apitou. Assim sendo, Dula Rápio ficará fora de quatro sorteios: os dois que fica pela regra e mais os dois da suspensão.
  • Dula Rápio fica, automaticamente, de fora do sorteio para os jogos Estudiantes x San Lorenzo e Racing x River Plate. E fica, por suspensão, fora do sorteio para os jogos River Plate x Huracán e San Lorenzo x Racing. Ele pode voltar, curiosamente, no jogo entre Independiente e Estudiantes, que fecha o primeiro turno do campeonato.
  • O milestone da rodada fica por conta de Riquelme. Com o gol que anotou contra o Independiente, chegou a 20 na carreira.
  • Após o término da quinta rodada, levantou-se a suspeita de que os jogadores de Estudiantes, San Lorenzo e Huracán teriam bainha 20, o que estaria impossibilitando-os de marcar gols. Assim sendo, os atletas dos três times foram enviados para a fábrica do jogodebotao.com em Itaipava para análise e novo angulamento de bainha.
  • Com isso, o campeonato fica paralisado por tempo indeterminado, até os atletas poderem retornar de Itaipava em plenas condições de pisarem novamente no gramado do Itaquá Dome. Desta forma, o segundo jogo da sexta rodada (Estudiantes x San Lorenzo) será o retorno do campeonato.
  • Chegou-se a cogitar que Racing e River Plate fossem a campo nesta quarta, após Boca x Independiente, pois seus atletas não participam do recall. Mas um pedido da própria Federação para que a ordem dos jogos seja mantida e de que rodada dupla só ocorra aos sábados também suspendeu a partida.
  • Substituído ainda no primeiro tempo da vitória de seu time sobre o Boca, o volante Fredes será submetido a exames para detectar a gravidade da lesão. Não estão descartados os tratamentos na lixa d'água e na cera de carro. A conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!