domingo, 19 de fevereiro de 2012

Torneio Relâmpago da República Argentina

Domingo de carnaval, nada para fazer, resolvi colocar em prática uma idéia que já tenho faz um tempo: voltar a jogar botão. Minha vontade é de fazer a Liga Argentina dentro da FIFUBO e assim que o reinado de Momo acabar, eu vou começar a colocar em prática, vendendo times que não uso e fazendo novas equipes argentinas.

Para ajudar a fomentar essa idéia, resolvi fazer um torneio com os 3 times argentinos que possuo: Boca Juniors, Independiente, River Plate. Como o tempo era curto, já que este é o único dia de folga do carnaval, a idéia foi fazer um torneio relâmpago, batizado de Torneio Relâmpago da República Argentina.

Neste campeonato, Boca e Independiente começavam jogando uma partida de apenas um tempo, 10 minutos. Ao final, o vencedor saía e o perdedor enfrentava o River em outros 10 minutos. Ao final, o River enfrentava o vencedor em mais 10 minutos. Se houvesse empate no primeiro jogo, o Independiente continuava, para garantir o Superclássico na última rodada. Quem conquistasse mais pontos era o campeão. Em caso de empate em pontos, contavam como quesitos de desempate os gols pró e contra. Persistindo o empate entre duas equipes, elas voltavam a campo para decidir o título nos pênaltis. Caso o empate fosse entre as 3 equipes, o título seria dividido.

Boca Juniors 1x0 Independiente

O primeiro jogo colocou a equipe xeneize em frente aos representantes de Avellaneda. Nestes 10 minutos de jogo, o Independiente dominou completamente, com um esquema equilibrado e forte.

Enquanto Montenegro comandava a intermediária defensiva e não deixava a bola chegar a Palermo e Palacio, o ataque era formado por Garcia Parra e Silvera, municiados por Gracián. Os três se fartaram de chutar bolas ao gol de Abbondanzieri, mas não acertavam o alvo. Duas bolas de Gracián acertaram a trave. Pois aos 9 minutos, Palermo sofreu falta pela esquerda. Riquelme cobrou com perfeição e venceu Hilário Navarro para fazer o gol único da partida.

Independiente 2x1 River Plate

Por ter perdido, o Independiente teve que jogar sua sorte contra o River logo no jogo seguinte. Mudando a equipe (saíram Matheu e Parra, entraram Acevedo e Gandin), o time de Avellaneda precisava vencer marcando muitos gols, para ainda ter chances de título.

Mas foi o River quem saiu na frente, logo aos 3 minutos. Em bola roubada, Coudet passou pela lateral e entregou a Berizzo. O lateral tabelou com Buonanotte e lançou Funes Mori na frente. O camisa 9 recuou para Buonanotte, que pegou de primeira e acertou o ângulo oposto de Navarro, para fazer River 1x0.

O gol meio que desmontou o belo esquema do Independiente e a equipe passou a jogar peladeiramente. Com a equipe sem padrão tático, o zagueiro Acevedo resolveu sair jogando, aos 6 minutos, para se aventurar no ataque. Tabelou com Gandin e recebeu na frente, tocando na saída de Carrizo para empatar a partida.

A partir daí as coisas se equilibraram. O empate era bom para os millionarios, mas péssimo para o time de Avellaneda, então o Independiente passou a buscar mais o ataque, mas esbarrava na defesa forte e nos contra-ataques perigosos do River. Aos 8 minutos, Gracián saiu jogando pelo meio mas, sem opção de ataque (seus companheiros estavam marcados), resolveu arriscar de longe. O chute saiu forte e estufou as redes de Carrizo, dando ao Independiente a vitória. Agora, o Independiente tinha que torcer por vitória do River por 1x0, para poder disputar o título nos penais. Qualquer outro resultado tirava dos vermelhos o título.

River Plate 3x2 Boca Juniors

Então chegou o Superclássico para decidir o torneio. Empate ou vitória dava o título para o Boca Juniors; vitória marcando mais de 2 gols dava o título ao River Plate; vitória do River por 1x0 trazia uma disputa de pênaltis entre o River e o Independiente. Do lado do River, Coudet e Buonanotte deram lugar a Barrado e Medina Bello. Do lado do Boca, Escudero, Palacio e Palermo saíram, deixando Battaglia, Viatri e Guillermo Barros Schelotto em seus lugares.

O River entrou disposto a conquistar o título. E logo a um minuto abriu o marcador. Gallardo tabelou com Medina Bello pela esquerda e chutou de trivela. A bola fez uma curva e venceu Abbondanzieri, fazendo River 1x0.

A resposta do Boca foi quase imediata. Com Basualdo saindo mais para o jogo, Riquelme ganhou companhia na armação e foi assim que o gol saiu. Os dois tabelaram pelo meio e Basualdo chutou da entrada da área, rasteiro, para fazer o gol de empate, aos 3 minutos.

O River sentiu o golpe, o Boca saiu e o jogo ficou aberto. Mas em falha de Abbondanzieri, o River voltou a ficar em vantagem aos 6 minutos. O goleiro saiu da pequena área para reiniciar jogada, o Boca avançou até o ataque com Riquelme e a bola sobrou para Viatri chutar. Carrizo fez bela defesa, a bola atravessou o campo inteiro, tocou em Basualdo e entrou mansa no gol do Boca. O gol foi creditado contra a Basualdo: River 2x1.

A resposta do Boca, bem como a rendição, foram imediatas. Aos 7 minutos, Basualdo foi ao ataque, tabelou novamente com Riquelme e, do bico esquerdo da área, acertou belo chute por cobertura. Carrizo se esticou todo, mas a bola entrou: 2x2 e título para o Boca.

O River se lançou enlouquecidamente para o ataque e, aos 10 minutos, sofreu uma falta de muito longe. Gallardo ajeitou a bola sabendo que esta seria a bola do jogo. A cobrança saiu forte e precisa. Abbondanzieri se esticou, mas não alcançou a bola que entrou no ângulo: River Plate 3x2.

Na saída de bola, Basualdo teve a chance do hat-trick, mas a bola tocou na trave direita de Carrizo e saiu.

RIVER PLATE CAMPEÃO DO TORNEIO RELÂMPAGO DA REPÚBLICA ARGENTINA

Terminado este torneio, resta agora esperar pelo fim do carnaval para começar a procura por novos times. O campeonato argentino será dividido em Torneo Apertura e Torneo Clausura, meio que seguindo os moldes do campeonato da FIFUBO. O Clausura será igual, mas o Apertura sofrerá mudanças, passando a ser por pontos corridos, sem finais.

A idéia inicial é contar com 6 equipes. Além das 3 que disputaram este torneio relâmpago, San Lorenzo e Racing já estão garantidos. Velez e Estudiantes disputam a última vaga. Quando o campeonato chegar a 8 clubes, o time que for excluído da primeira lista se junta a Argentinos Jrs para completar o campeonato. Se haverá um crescimento posterior, aí só o tempo dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!