quinta-feira, 3 de março de 2022

LMC - Janeiro e Fevereiro - 03/03/2022

Finalizados os dois primeiros meses de 2022, vamos ao primeiro resumo das principais provas do ciclismo mundial.

O ano da LMC começou somente no dia 29 de janeiro, duas semanas depois do início de 2022, por problemas operacionais. A primeira competição do ano foi o conjunto de clássicas que compõem a Real Liga de Ciclismo.


REAL LIGA DE CICLISMO

A primeira prova, a do Império Branco, era totalmente plana e seria disputada em um dia nublado e de muito calor. Na parte final da prova, o brasileiro Murilo Fischer (FDJ) resolveu tentar um ataque e não foi desafiado, acabando por vencer a primeira corrida do calendário, no mesmo lugar onde foi segundo em 2021. Em segundo, chegou o italiano Filippo Ganna (Acqua & Sapone) e, em terceiro, o belga Greg Van Avermaet (CCC).

O pódio da primeira disputa de 2022. No alto, o brasileiro Murilo Fischer (Française De Jeux), com o Emmy de prata de vencedor de uma das joias da coroa da Real Liga de Ciclismo. Abaixo dele, o italiano Filippo Ganna (Acqua & Sapone), segundo colocado. Abaixo do troféu, o belga Greg Van Avermaet (CCC), terceiro colocado.

Quase um mês depois, em 22 de fevereiro, os ciclistas partiam para a disputa da última joia da coroa, que definiria o campeão da Real Liga de Ciclismo. 7 atletas ainda estavam no páreo, a depender de combinações de resultados. A prova, com 3 montanhas e chegada em sprint, foi disputada em um dia nublado, com temperatura agradável e possibilidade de chuva em alguns trechos. Uma queda logo no início fez com que Vincenzo Nibali abandonasse a prova, que seguiu com muitos atletas com problemas físicos. As quedas foram frequentes, em uma prova de baixíssimo nível, e logo Philippe Gilbert (segundo na classificação) deu adeus ao título, ao abandonar. Outro que também disputava e abandonou logo depois foi Frank Schleck, após uma queda com vários ciclistas, o que também ocasionou o abandono de Chris Froome. Mais pro final, Danilo Di Luca também abandonou a disputa, com muitas dores.


A verdade é que esta foi a pior corrida da temporada até aqui e uma das piores vistas em muito tempo. Os ciclistas não se esforçaram, se dividiram em vários grupos correndo em ritmo diminuto, cinco abandonos… os súditos da Liga dos Reinos não mereciam um espetáculo tão deplorável em sua prova derradeira. Só para se ter uma ideia do baixíssimo nível, os 12 primeiros colocados na tabela não pontuaram nesta prova.


Somente os quatro primeiros deram show, mostrando empenho, atacando e disputando com ferocidade. A vitória coube ao italiano Michele Scarponi (Lampre), cuja exibição é candidata a performance do ano. Em segundo chegou o francês Julian Alaphilippe (Quickstep) e, em terceiro, o espanhol Alberto Contador (Astana). Em quarto, o francês Thibaut Pinot (FDJ).

O pódio da última joia da coroa. No alto, o italiano Michelle Scarponi (Lampre), com o troféu de vencedor. Abaixo dele, o francês Julian Alaphilippe (Quickstep), segundo colocado. Abaixo do troféu, o espanhol Alberto Contador (Astana), terceiro colocado.

Como nenhum dos 12 primeiros pontuou, a tabela permaneceu inalterada e, assim, o campeão da Real Liga de Ciclismo 2022 é o espanhol Oscar Pereiro Sio (Caisse D’Epargne). que chegou em 27º lugar, mas venceu uma prova e chegou em segundo em outra, além de somar outros pontos que lhe renderam o título com um ponto de vantagem sobre Philippe Gilbert que, mesmo com o abandono na última prova, ficou em tal posição porque na Real Liga não existe a regra do abandono. Em terceiro, empatados, ficaram Remco Evenepoel e Filippo Ganna.

O pódio da Real Liga de Ciclismo. No alto, o espanhol Oscar Pereiro Sio (Caisse D'Epargne), com a bandeira de campeão. Abaixo dele, o belga Philippe Gilbert (Lotto Belisol), segundo colocado. Abaixo da bandeira, o belga Remco Evenepoel (Quickstep) e o italiano Filippo Ganna (Acqua & Sapone), empatados na terceira colocação.

CHALLENGE DE MALLORCA

No dia 23 de fevereiro foi dado o pontapé inicial das provas independentes. Os 6 ciclistas largaram para o Challenge de Mallorca em um dia de sol inclemente e muito calor para enfrentar uma prova com duas subidas duríssimas, de 10% no início e 12% antes da chegada em sprint.


Juan José Cobo Acebo corria em casa e, desde o início, partiu em uma fuga incrível, deixando os outros atletas comendo poeira. Mas foi caindo de produção e viu Bryan Coquard crescer. No final, as características do sprinter francês fizeram a diferença e, assim, Coquard venceu pela primeira vez na LMC. O espanhol Juan José Cobo Acebo (Caja Rural) foi o segundo e, em uma emocionante disputa em sprint, o brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama) conquistou a terceira posição.

Tradição na LMC, o francês Bryan Coquard (Cofidis) é erguido pelo espanhol Juan José Cobo Acebo (Caja Rural) e pelo brasileiro Magno Nazaret (Vasco da Gama), na celebração por sua primeira vitória na Liga.
 

TOUR DA MALÁSIA

No dia 25, sexta-feira antes do carnaval, muitos trabalhadores lutavam contra o relógio para acabar logo a semana. Já os ciclistas lutavam contra o relógio na primeira etapa do Tour da Malásia, em mais um dia de céu azul e muito calor. O italiano Danilo Di Luca (Liquigás) venceu o contrarrelógio, sua primeira vitória no ano e no mesmo lugar que havia vencido em 2019, com um show que deixou os outros atletas bem distantes. Em segundo ficou o holandês Tom Dumoulin (Sunweb) e, em terceiro, o belga Greg Van Avermaet (CCC). Porém, a conclusão do Tour da Malásia 2022 ficou para o mês seguinte.


RANKING

1º Oscar Pereiro Sio (Caisse D'Epargne) - 9 pontos;

2º Philippe Gilbert (Lotto Belisol) - 6 pontos;

3º Remco Evenepoel (Quickstep) e Filippo Ganna (Acqua & Sapone) - 4 pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!