sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Copa Rio 2018 - Semifinais jogos de ida - 12/01/2018

Com uma semana de atraso, a Copa Rio dá seu pontapé inicial em uma sexta-feira. Os jogos deveriam ter começado no final de semana passado, mas a única data disponível era o domingo e a  FIFUBO resolveu marcar amistosos entre seleções naquela data. Assim, a Inglaterra derrotou o Japão por 4x2 e a França massacrou a Argentina, por 4x1. A Copa Rio, competição em que atuam quatro clubes nacionais que restaram na FIFUBO (Bangu, CROL, Imperatriz e Vasco), é disputada em semifinais e finais em jogos de ida e volta, sem critério de gol qualificado. Na sua primeira edição, em 2017, o Bangu se sagrou campeão e levantou sua primeira taça na FIFUBO. O campeão da edição 2018 só será conhecido na outra semana, mas até lá, a bola vai rolando e o público vai sendo brindado com bons jogos.

BANGU 3x4 IMPERATRIZ

A reedição da final do ano passado sofreu muitas mudanças neste jogo de abertura. O campeão Bangu, que triunfou ao usar a experiência de seus jogadores para tocar a bola curto, passou pelo programa de recondicionamento físico, mas não teve muito êxito. Então, a ordem é continuar usando a experiência e tocando a bola. O Imperatriz se reformulou justamente após a derrota na Copa Rio de 2017. Os jogadores argolados foram aposentados e a diretoria contratou uma equipe inteira, fechada, que é a base da seleção brasileira. Para esta partida, Dircys barrou Romário e colocou Juninho em seu lugar. O camisa 19 atuaria no meio e Ronaldinho iria para a ponta direita.

A derrota na Copa 3 Corações também ocasionou mudanças no Imperatriz. A equipe passou a jogar com inteligência e tocar a bola em tabelas que deixavam o adversário tonto. Assim, desde o início do jogo, o time de Niterói amassou o Bangu contra o seu campo e teve duas boas chances, com Rivaldo e Ronaldo, que Ricardo Cruz defendeu. Depois destas duas chances, foi a vez de Denilson avançar pela esquerda e chutar cruzado, para mais uma defesa do goleiro banguense. Mas, no rebote, Rivaldo empurrou para o gol vazio e fez Imperatriz 1x0 logo a um minuto.

O Bangu tentou se recuperar do golpe, mas foi só dar a saída para ser pressionado e perder a bola. O Imperatriz se lançou ao ataque e novo fuzilamento à baliza do Bangu foi realizado. Aos 3 minutos, Denilson arrancou pela ponta, tabelou com Ronaldo e chutou para Ricardo Cruz espalmar. No rebote, Roberto Carlos avançou e chutou com a costumeira força para fazer seu primeiro gol com a camisa do Imperatriz que, agora, vencia por 2x0.

O gol do criticado lateral era o reencontro do time com a torcida, que cantava o nome de seus ídolos. Mas, tal qual o jogo da Copa 3 Corações, foi no momento de empolgação da torcida que as coisas começaram a desandar. O Imperatriz tocava bem a bola, principalmente nas tabelas entre Ronaldo e Rivaldo, mas Ricardo Cruz operava verdadeiros milagres e impedia a goleada do Imperatriz.

Aos 6 minutos, Ronaldo fez nova jogada pela esquerda e chutou, para Ricardo Cruz espalmar para o lado. Eduardo Cachaça afastou e Macula pegou livre no meio de campo. Tabelando com Claudio Adão, o camisa 11 recebeu de volta na meia lua, de frente pro gol, e chutou colocado para vencer Charlie Brown e fazer Bangu 1x2.

O pesadelo recomeçava, mas os jogadores do Imperatriz não queriam que isso acontecesse, então continuaram tocando a bola e buscando o ataque. Aos 9 minutos, Denilson inverteu para a direita e encontrou Rivaldo livre. O camisa 10 adiantou a bola, Ricardo Cruz saiu e dividiu com ele. A bola saiu da área e sobrou para Eduardo Borçato, que tocou a Arturzinho na frente. O camisa 8 viu Marinho passando feito um foguete pela direita e lhe passou a bola. O camisa 7 avançou sem oposição, invadiu a área e chutou cruzado na saída de Charlie Brown, para empatar o jogo: Bangu 2x2.

No intervalo, Buchanan's Deluxe 8 tirou Paulo Paiva e Mendonça e colocou Messias e André Biquinho. O camisa 3 tinha muito trabalho com o ataque do Imperatriz e o camisa 10 estava sumido em campo, sobrecarregando Arturzinho. Já Dircys tirou Kleberson (muito exposto) e Ronaldo (que não parecia com o pé bom) e colocou Roque Junior e Romário. Enquanto Edmilson seria um líbero, Romário jogaria pela primeira vez como centroavante.

Mas o gol de empate sofrido no final do primeiro tempo pegou forte nos jogadores do Imperatriz. A equipe voltou a campo debaixo de vaias e não conseguiu criar muitas coisas. Aos 4 minutos, Roberto Carlos saiu da ponta para o meio e buscou a tabela com Romário, mas os dois acabaram se atrapalhando. Enquanto a torcida vaiava, Juninho correu do campo de defesa para recuperar a bola, tocou a Roberto Carlos, que abriu a Romário na direita. O camisa 11 devolveu a Juninho na esquerda, para a conclusão de uma bela Figura 8. Juninho recebeu na entrada da área e acertou um lindo chute colocado para vencer Ricardo Cruz e fazer Imperatriz 3x2.

Se a raça de Juninho foi fundamental para o time de Niterói ficar à frente no marcador, a raça de Messias foi crucial para o empate. Na saída de bola, o Bangu também organizou uma Figura 8 com André Biquinho tocando a Arturzinho e o camisa 8 abrindo na direita para Messias. Mas o toque foi forte demais e ficou mais para Roque Junior. Só que o camisa 16 banguense se atirou na bola e conseguiu chutá-la nas pernas do defensor do Imperatriz, ganhando o córner. O próprio Messias cobrou no segundo pau e viu André Biquinho se antecipar a Lúcio, para cabecear sem chances para Charlie Brown e fazer Bangu 3x3.

Neste momento, a torcida do Imperatriz protestava veementemente, principalmente com Lúcio, que perdeu na cabeçada para um jogador muito menor. Mas hoje é a sexta-feira da redenção, então, nos acréscimos, Roberto Carlos voltou a salvar a equipe de Niterói. O Imperatriz tinha dificuldades para acertar a jogada de ataque. Edmilson tocou a Rivaldo, que procurou os atacantes e não viu ninguém em condições de receber a bola. Roberto Carlos percebeu e partiu em velocidade pela esquerda. Rivaldo lhe passou a bola e o camisa 6 recebeu na intermediária, pronto para soltar o violento chute que lhe é característico. Mas, ao ver Romário atrapalhar a visão de Ricardo Cruz, preferiu um chute colocado e acertou o canto esquerdo do goleiro adversário, em lance que lembrou muito a falta de Branco contra a Holanda em 94: Imperatriz 4x3.

VASCO 3x0 CROL

Campeão da Copa 3 Corações, o Vasco quer uma vitória convincente para encaminhar a classificação e poder usar os reservas no jogo de volta. O CROL também quer uma vitória que lhe permita usar os reservas na partida de volta, mas já há algum tempo o interesse da equipe do Rio do Ouro é ser sparring das seleções.

As duas equipes foram as que obtiveram os melhores resultados no programa de recondicionamento físico, por isso, os jogadores estavam voando em campo e, assim, fizeram um jogo excelente. Quem vê o resultado pensa que foi um passeio do Vasco, mas a verdade é que a equipe do Rio de Janeiro se trancou na defesa, com uma marcação forte envolvendo até os atacantes e o CROL é quem tomou a iniciativa e rondou a área do adversário. Em todo o jogo, o CROL acertou a trave do Vasco por 5 vezes, fora as defesas de Carlos Germano.

Como quem não faz, leva, o Vasco aguentou o massacre e procurou jogar em sua estratégia habitual, de aproveitar os contra ataques. Aos 6 minutos, Bruno Lazaroni desarmou Leozinho e se lançou ao ataque. Com um drible de corpo, o camisa 12 se livrou de Pablo e fez um lançamento magistral para Donizete, que recebeu na direita, girou em cima de Rafinha e chutou cruzado para vencer Hobson e fazer Vasco 1x0.

No intervalo, Antonio Lopes tirou Maricá e Léo Lima para colocar Thiago Maciel e Nasa, levando o time mais para trás ainda. Já Madre Pérola sacou Rafinha e Pablo para colocar Rato e Matthaus.

Antonio Lopes também armou uma jogada na saída, que foi executada à perfeição. Petkovic fingiu um 'toca y me voy' e levou a marcação para o lado esquerdo. Marcelinho trouxe a bola pro lado direito, driblou o marcador e acertou um chute com a sua marca, cheio de efeito, para encontrar o cantinho de Hobson e fazer Vasco 2x0, com apenas 13 segundos de jogo.

Com a vitória encaminhada, o time da Colina começou a tocar a bola e isso irritava o torcedor. Thiago Maciel, principalmente, jogava de forma displicente e entregava a bola pro rival. E aí, era torcer para a trave fazer o seu papel. O CROL tentou de todas as formas e foi cansando, até que o Vasco deu o golpe de misericórdia aos 7 minutos. Nasa desarmou Leozinho e tocou a Petkovic, que deu um lindo passe pelo meio da zaga e encontrou Edmundo. O camisa 10 invadiu a área e esperou a saída de Hobson para dar uma cavadinha e encobrir o goleiro adversário: Vasco 3x0.

NOTAS RÁPIDAS

  • Os jogos de volta das semifinais serão disputados neste sábado. O Imperatriz se classifica se empatar com o Bangu e o Vasco, até com derrota por 2 gols de diferença para o CROL irá à final. Se houver igualdade em saldo nos jogos (o Bangu vencendo o Imperatriz por um gol de diferença e o CROL, o Vasco por 3), os finalistas serão conhecidos nos pênaltis.
  • O primeiro jogo da final será neste domingo e o segundo, no domingo seguinte. No dia do primeiro jogo da final, a partida de fundo será um amistoso entre Argentina e Japão, as duas únicas seleções que ainda não venceram na FIFUBO. No jogo de volta, não há ainda previsão de jogo de fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!