quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Torneio Clausura 2017 - Décima Segunda Rodada - 02/11/2017

Quinta-feira, feriado de finados, mas nada de celebrar a morte! O público aproveitou o lindo dia de céu azul para lotar o Itaquá Dome e ter a certeza de como é bom estar vivo para assistir ao espetáculo que só os craques da FIFUBO sabem apresentar, na abertura da décima segunda rodada do Clausura. O funil está apertando, todo jogo é uma decisão!

INDEPENDIENTE 3x1 BOCA JUNIORS

A vitória de virada sobra o San Lorenzo (3x2) não acalmou os ânimos do time. O treinador, Bayer, ficou muito irritado com o jogo pobre apresentado por Gracián não só no último jogo, mas em todo o campeonato, e barrou o camisa 19. Além de estar contente com o desenvolvimento do meio de campo com Montenegro armando, o treinador queria mostrar que ninguém é intocável e, por este motivo, Acevedo entrou como primeiro volante e Montenegro foi adiantado para a armação, mas mesmo assim, o time ainda jogaria com 4 volantes. O Independiente não pode mais pensar em outro resultado que não seja a vitória, ou será eliminado. Já Sr Rússia quer sacudir a poeira da derrota no Superclássico (2x3 River) e evitar um efeito parecido com o do Velez, que parecia prestes a garantir a vaga nas semifinais e engrenou duas derrotas seguidas, embolando de vez. A ordem é partir para cima do rival, eliminando-o e deixando o Boca muito próximo da classificação. No primeiro turno, Boca 0x1 Independiente.

A bola rolou e o Boca tratou de se posicionar no campo de ataque, mas o Independiente tinha a marcação bem definida e não deixou o adversário rondar a área. Pior que isso, tinha o time inteiro muito bem organizado e, com isso, foi a equipe de Avellaneda quem ocupou o campo do oponente, fuzilando a baliza de Abbondanzieri, que se esticava a todo momento para mandar a córner. Essa pressão foi durante incríveis 2 minutos, até que Parra cobrou o escanteio na segunda trave e Busse subiu de frente para cabecear com violência e fazer Independiente 1x0.

O gol não parecia uma surpresa tão grande, pois o Independiente amassava o Boca no próprio campo, mas foi surpreendente porque o time vermelho era organizado e não deixava o adversário jogar. Assim, o Boca tentou sair para o jogo, mas encontrou armadilha em cada canto do campo de jogo. Assim, aos 5 minutos, Matheu apareceu de surpresa e interceptou bola que ia para Palermo, passando a Vella na direita. O camisa 2 esticou na ponta para Facundo Parra, que driblou Schiavi, invadiu a área e chutou na saída de Abbondanzieri, para fazer Independiente 2x0.

A vantagem era tudo o que o torcedor de Avellaneda queria, bem diferente da última rodada, quando abandonou o time no intervalo. Aqui, os torcedores cantavam o nome dos jogadores, que correspondiam tocando a bola com inteligência, fazendo triangulações e chegando ao gol. O prêmio máximo veio aos 8 minutos, quando uma linda jogada coletiva começou na cobrança de tiro de meta de Navarro para Montenegro. O camisa 5 abriu na direita para Fredes, que tabelou com Facundo Parra e deixou o camisa 17 livre dentro da área. Parra viu Abbondanzieri fechando o lado esquerdo e mandou um chute cruzado no ângulo oposto, fazendo um golaço: Independiente 3x0.

No intervalo, Bayer nem quis fazer alterações. O ataque funcionava, não justificando uma entrada de Gandin. E o outro reserva era Gracián, cuja ausência estava fazendo maravilhas ao esquema tático. Já Sr Rússia resolveu ousar e mandar o time ao ataque. Tirou Cagna e Basualdo para colocar Battaglia e Viatri. Assim, Viatri e Palermo formariam uma dupla de centroavantes e, sem a bola, Schelloto seria um volante no losango mas, com a bola, formaria uma dupla de armadores com Riquelme.

O fato é que, ao contrário de jogos anteriores, o Boca não atuava mal. O time tinha organização, mas enfrentava um adversário que jogava sua melhor partida no ano. Mesmo cansados após um primeiro tempo a mil por hora, os jogadores do Independiente ainda faziam a bola rolar e chegavam bem no ataque, mas o cansaço falou mais alto e, aos poucos, o time foi tocando a bola mais vezes para gastar o tempo.

O gol de honra do Boca veio aos 7 minutos, quando Escudero recuperou bola na defesa e avançou para o ataque, tabelando com quem aparecia pela frente. O último a lhe passar a bola foi Schelloto e Escudero, da meia lua, chutou forte e colocado para vencer Navarro, mas já era tarde para tentar uma virada: Boca 1x3.

Destaque do jogo: Facundo Parra. Em uma partida onde todos atuaram muito bem, o camisa 17 se superou. Cobrou o escanteio que resultou no primeiro gol, marcou os outros dois, se movimentou o jogo inteiro e saiu aplaudido pelos seus torcedores.

RIVER PLATE 5x3 ESTUDIANTES

O grande jogo da rodada é o choque de líderes. O River, segundo colocado, precisa de um ponto para garantir a vantagem nas semifinais. Após um decepcionante empate na nona rodada, com o último colocado (3x3 San Lorenzo), o time largou a liderança nas mãos do Estudiantes e, desde então, marcou de perto a caminhada do adversário, de olho no confronto direto para voltar à liderança. Para o jogo de hoje, Francescoli manteve a formação que vinha atuando, mas preparou o time para marcar antes de qualquer outra coisa. Os laterais se encarregariam dos atacantes (que atuam mais pelas pontas), enquanto os volantes deveriam se ocupar de marcar a chegada dos meias. Até Gallardo deveria acompanhar as subidas de Verón. Já o Estudiantes quer manter o conto de fadas que vem vivendo neste campeonato. Desde a vitória sobre o Racing na quarta rodada (2x1), em todos os jogos a equipe marca, no mínimo, 4 gols. Um empate garante o Estudiantes na liderança ao final da rodada, mas o time sabe que pode vencer seus rivais. No primeiro turno, Estudiantes 4x4 River.

Não há como se decepcionar quando estas duas equipes estão em campo. Graças ao crescimento do Estudiantes no Clausura, os dois times são capazes de produzir verdadeiros espetáculos cada vez que estão jogando e, juntos em campo, não foi diferente. Uma partida eletrizante desde o início, com ambas as equipes jogando para cima, tocando com inteligência e protagonizando lances incríveis.

O primeiro gol veio aos 2 minutos, em jogada de contra ataque. Gallardo tentou passar a Ortega e Rodrigo Braña cortou. A bola chegou para Marco Rojo no meio e o camisa 6 deu um lindo passe para Boselli, que saiu da ponta para o meio. O time do River se adiantou e pediu impedimento, mas Placente, perdido na linha de fundo, dava condições. Boselli recebeu, invadiu a área e deu um toque de extrema categoria por cima de Carrizzo, que esperava um chute forte. Desesperado, o goleiro se esticou e tocou de ponta de dedos na bola, que tocou no travessão e voltou para Carrizzo, que caiu abraçado com ela dentro do gol: Estudiantes 1x0.

Com a vantagem o time de La Plata mostrou por que é o líder e fez uma ótima marcação, anulando as principais jogadas do adversário. Mas o River não ganhou todos os títulos do ano na sorte. A competência é uma das principais marcas do time de Nuñez. Percebendo a dificuldade em fazer suas jogadas tradicionais, Gallardo e Trezeguet reiniciaram tudo, com o camisa 11 cobrando o lateral do campo de ataque para o campo de defesa. O camisa 7 recebeu lá atrás e tocou a Ferrari, que viu Gallardo voltando ao campo de defesa. Com um passe, o camisa 2 encontrou Gallardo livre de marcação e, com a bola nos pés, o camisa 11 pôde ver Trezeguet livre, depois de partir do campo de defesa para o ataque pelo meio e, no último momento, ir para o lado direito. O passe foi preciso e Trezeguet recebeu na intermediária, para chutar próximo à entrada da área e vencer Andujar: River 1x1, aos 4 minutos.

O Estudiantes não quis saber de desânimo e organizou uma jogada em figura 8 na saída. Verón tocou a Leandro Benítez e foi para o lado direito, mas o camisa 8 trouxe para o lado esquerdo e abriu a Marco Rojo. A marcação apertou e o camisa 6 devolveu a Benítez, que chutou para uma ótima defesa de Carrizzo. A bola sobrou para Placente, que abriu na direita para Ferrari. O camisa 2 viu Trezeguet correndo para a direita, exatamente no buraco deixado pelo apoio de Rojo. O passe encontrou o camisa 7, que avançou, driblou Federico Fernandez, invadiu a área e chutou cruzado na saída de Andujar: River 2x1, aos 6 minutos.

Agora, o jogo mudou completamente de figura. Em desvantagem, o Estudiantes partia em busca do empate e dava o contra ataque ao River, que jogava com mais tranquilidade. E foi graças a essa tranquilidade que chegou o terceiro gol. Nos acréscimos, Carrizzo cobrou tiro de meta para Gallardo no meio e o camisa 11 abriu na esquerda para Buonanotte. O camisa 30 tocou a Trezeguet no meio e, mesmo o passe indo um pouco forte, o camisa 7 conseguiu dominar de frente, invadir a área e completar a jogada mais tradicional de sua equipe: River 3x1.

O Estudiantes não queria ir para o intervalo com a partida liquidada e tratou de encostar na saída de bola. Verón fez o 'toca y me voy' com Leandro Benítez, recebeu na direita, girou o corpo com a maestria tradicional e chutou por cobertura, vencendo Carrizzo no último lance do primeiro tempo: Estudiantes 2x3.

No intervalo, Francescoli tirou Buonanotte e colocou Funes Mori. Já Cristaldo mudou o lado direito. Tirou Angeleri e Gastón Fernandez, colocando Mathias Sanchez e Hernan Rodrigo Lopez. A entrada de Sanchez nem era para ele jogar de lateral, mas sim para reforçar a marcação a Trezeguet, que tinha marcado um hat trick só no primeiro tempo.

Cristaldo também armou uma jogada no intervalo e, logo na saída, Verón fez novo 'toca y me voy' com Leandro Benítez. Mas, desta vez, ele girou levando a bola mais para a ponta, para ganhar ângulo. Carrizzo percebeu e fechou o lado esquerdo, mas Verón chutou cruzado e acertou o ângulo direito, pegando o goleiro no contrapé aos 22 segundos: Estudiantes 3x3.

A partida ganhou em emoção (como se possível fosse) e ficou aberta. Os dois times se fartaram de perder oportunidades e os goleiros apareceram muito bem. Mas se a força do Estudiantes está no conjunto (e Enzo Perez não aparecia bem), o River tem um craque que está destruindo em 2017. Aos 5 minutos, Boselli recebeu, invadiu a área, mas Carrizzo saiu aos seus pés e ficou com a bola, tocando a Almeyda na cabeça de área. O camisa 5 abriu na direita para Ferrari, que passou no corredor para Ortega. O camisa 10 foi ao fundo e cruzou rasteiro na marca do pênalti. Trezeguet chutou de primeira e mandou no canto direito de Andujar, fazendo River 4x3.

O Estudiantes fez novo 'toca y me voy' na saída e Verón chutou no ângulo esquerdo de Carrizzo, mas o goleiro conseguiu se esticar e tirar a bola desta vez. O jogo ficou elétrico assim e os torcedores grudaram nas arquibancadas, à espera da decisão. Ela veio aos 8 minutos, após Leandro Benítez chutar e Carrizzo fazer nova defesa difícil. Placente abriu a Ferrari na direita e o camisa 2 passou na ponta para Ortega. O camisa 10 resolveu voltar o jogo todo e tocou para Barrado no meio. O camisa 19 abriu a Berizzo na esquerda e o camisa 6 tocou a Funes Mori na ponta. Essa inversão de jogo fez com que o River encontrasse campo livre do outro lado e Funes Mori percebeu Gallardo correndo pela meia. O passe foi preciso e o camisa 11 concluiu da entrada da área, sem chances para Andujar, dando números finais a um jogo sensacional: River 5x3.

Destaque do jogo: David Trezeguet. O mais justo seria dizer que o jogo foi o destaque. As duas equipes fizeram uma partida espetacular e muitos atletas contribuíram para este show. Mas quando alguém marca 4 gols e devolve seu time à liderança, não dá para não escolhê-lo como o melhor. Trezeguet foi brilhante novamente, esteve numa forma sensacional e chegou a incríveis 20 gols no campeonato.

NOTAS RÁPIDAS

  • O calendário está meio apertado, por isso a rodada se iniciou nesta quinta. A conclusão, no entanto, pode ser ou na sexta ou no sábado, dependendo de horários. Se for na sexta, de repente a próxima rodada inteira será no sábado. Mas se a conclusão for no sábado, os jogos seguirão normalmente no próximo fim de semana. A ideia é tentar não atrasar muito o calendário, cuja final da Supercopa FIFUBO (o último jogo oficial do calendário) no final de semana anterior ao natal, para ter tempo de fazer um torneio amistoso entre seleções ainda esse ano.
  • O milestone da rodada vai para Facundo Parra. Ao anotar o segundo gol de sua equipe contra o Boca, ele chegou a 40 gols com a camisa do Independiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!