O domingo foi de eleições, então a décima rodada do Clausura só pôde ser cumprida na tarde desta segunda-feira. O sol apareceu, mas a temperatura permaneceu baixa graças ao vendaval que varreu o Itaquá Dome. Mesmo assim, o público compareceu em bom número e foi brindado com dois grandes jogos. Vamos a eles!
RIVER PLATE 4x2 RACING
O choque de líderes vinha cercado de expectativas. Do lado do River, Francescoli pedia a seus volantes que não saíssem para o jogo, pois o adversário costumava atacar pelo meio. Do lado do Racing, Paralelo disse durante a semana que sua equipe iria vencer, pois já sabia como anular o time adversário, com uma marcação individual: Ruben Capria pegaria Gallardo, Quiroz pegaria Trezeguet e os laterais pegariam os pontas. Os volantes ficariam no meio do caminho, para impedir os passes das pontas para o meio. No primeiro turno, Racing 3x5 River.
E foi um dos melhores jogos do campeonato, digno do embate entre os dois primeiros colocados. Logo que a bola rolou, já se percebia organização tática e bom toque de bola de lado a lado. O Racing atacou primeiro e teve duas boas chances, que foram desperdiçadas. Aos 2 minutos, foi a vez do River atacar. Em triangulação pela esquerda envolvendo Paz, Berizzo e Barrado, o camisa 19 avançou e trouxe para o pé direito. O chute foi perfeito e Saja nada pôde fazer: River 1x0.
O Racing não se acanhou e continuou jogando bem, em busca do empate. O River não fez por menos e continuou em cima. Aos 8 minutos, fez sua clássica jogada. Gallardo recebeu tiro de meta e tocou na ponta para Ortega. O camisa 10 deu a Trezeguet no meio e o camisa 7 chutou de primeira. Caprichosamente, a bola tocou no travessão e saiu. O Racing contra atacou e a bola saiu para córner. Ruben Capria cobrou e Latorre cabeceou sem chances para Carrizzo: Racing 1x1.
No intervalo, Francescoli tirou Buonanotte e colocou Funes Mori. Paralelo mudou o lado direito, sacando Pelletieri e Acosta e colocando Fariña e Hauche.
O jogo continuou maravilhoso, bem estudado e com muita marcação. Daí se viu a genialidade de Francescoli. O treinador mandou seus laterais avançarem como elemento surpresa e descobriu a chave para a vitória. Aos 4 minutos, Berizzo desarmou Hauche e viu Ferrari se deslocando para o meio. O lançamento foi perfeito e o camisa 2 recebeu na meia lua, para mandar belo chute à meia altura e vencer Saja: River 2x1.
O Racing partiu para buscar o empate e o River teve o contra ataque ao seu dispor. Aos 7 minutos, o lance mais polêmico do jogo. Após desarmar Ruben Capria, Almeyda tocou para Ortega na direita. O camisa 10 deu mais à frente para Trezeguet e o centroavante francês passou para Ferrari, já dentro da área. O camisa 2 deu um lindo toque de cobertura e a bola bateu na parede da rede antes de sair. Os jogadores do Racing cercaram o árbitro, exigindo que ele marcasse bola na trave, mas o gol foi validado: River 3x1.
O jogo e o cronômetro ficaram parados um bom tempo, até a situação ficar mais tranquila. Isso foi ruim para o Racing, que se desconcentrou e errou a saída de bola. Almeyda tocou a Ferrari na direita e o lateral artilheiro tocou para Ortega. O camisa 10 tabelou com Trezeguet, trouxe para o meio e chutou de trivela, com a bola entrando no ângulo de Saja e fazendo River 4x1 aos 8 minutos.
O Racing ainda descontou na saída de bola, aos 9. Ruben Capria tabelou com Martin Simeone, recebeu na frente, trouxe para o pé esquerdo e chutou em curva, fazendo um golaço, mas era tarde: Racing 2x4.
Destaque do jogo: Pablo Ferrari. Diante de um jogo bem apertado, o lateral mostrou sua genialidade. Foi à frente fazer 2 gols e mostrou que seu time tem alternativas para quando o ataque estiver marcado.
VELEZ SARSFIELD 3x3 SAN LORENZO
A derrota do Racing no jogo anterior, a derrota do Huracán, a ascensão do Independiente e a vitória do Boca eram o combustível para o Velez vencer e assumir a terceira colocação. Para isso, nada melhor que enfrentar o último colocado que, se perdesse, estaria eliminado do campeonato. Do outro lado, o sentimento era de última chance. Nilson disse a seus jogadores para jogar como se aquela fosse a última partida da vida deles. No primeiro turno, San Lorenzo 2x5 Velez.
Realmente, os jogadores do San Lorenzo seguiram à risca o pedido de seu treinador. A bola rolou e os jogadores começaram a correr como loucos. Romagnoli tocou a Piatti e correu para receber o lançamento já na área. Sosa saiu aos seus pés e mandou a bola para lateral. Romagnoli se deslocou novamente e Raul 'Pipa' Estevez cobrou para ele. Sosa, novamente, foi correndo para cima do camisa 10 e acabou derrubando-o. Pênalti que o próprio Romagnoli cobrou no ângulo esquerdo de Sosa, que até foi, mas não achou a bola. Enquanto isso, o camisa 10 batia no peito, apontava ao chão e fazia a taunt da Paloma: San Lorenzo 1x0.
O Velez não teve nem tempo de se arrumar. Com uma defesa adiantada, marcando pressão e saindo em velocidade, o San Lorenzo logo roubava a bola e criava uma nova situação. Mas o segundo gol só veio aos 8 minutos, quando Turco Assad perdeu a bola para Reynoso próximo à área do San Lorenzo. O camisa 5 tocou para Piatti no meio, que inverteu na esquerda para Luciatti. O camisa 6 tocou mais à frente para Romagnoli e o camisa 10 trouxe para o pé direito antes de chutar cruzado e vencer Sosa, batendo no peito, apontando ao chão e fazendo a taunt da Paloma: San Lorenzo 2x0.
No intervalo, enquanto gesticulava freneticamente para tentar acertar sua equipe, Tripa Seca tirou Insua e Turco Assad, colocando Cubero e Lucas Pratto. Gago passaria a atuar na armação e Cubero iria para seu lugar na cabeça de área. Já Nilson trocou o lado direito, tirando Johnathan Ferrari e Raul 'Pipa' Estevez para colocar Tellechea e Bordagaray.
O jogo recomeçou e os erros do San Lorenzo logo surgiram. Com apenas 15 segundos de jogos, Gago tocou para Romero, que chutou de bico, de muito longe. Migliore tentou encaixar e morreu abraçado com a bola no fundo do gol, em um frangaço: Velez 1x2.
O gol assustou o San Lorenzo, que passou a errar tudo, como na saída de bola aos 3 minutos. Ameli recebeu de Tulla, adiantou a bola e tentou chutá-la, mas acabou derrubando Dario Hussain no bico da área. Gago cobrou a falta com perfeição, por cima da barreira e fez Velez 2x2.
Mas quem tem Romagnoli não precisa se preocupar. É só jogar no pé dele! E foi assim aos 4 minutos, na saída de bola. Romagnoli tocou para Piatti, recebeu na frente, girou sobre a bola e mandou belo chute de efeito para vencer Sosa, bater no peito, apontar ao chão e fazer a taunt da Paloma, enquanto comemorava seu hat trick: San Lorenzo 3x2.
O Velez partiu para empatar o jogo e o San Lorenzo apertou a marcação. Somente aos 8 minutos a equipe conseguiu o empate. Cubero conseguiu passe no meio da zaga para Claudio Hussain. O camisa 8 percebeu a marcação apertando e tocou na direita para o irmão, Dario. O camisa 10 recebeu, ajeitou e chutou sem chances para Migliore, dando números finais ao confronto: Velez 3x3. No último minuto, Gago ainda acertou uma cobrança de falta no travessão...
Destaque do jogo: Leandro Romagnoli. O camisa 10 só não fez chover no Itaquá Dome. Correu o tempo inteiro, armou, desarmou, participou, passou, fez um hat trick e homenageou sua amada com uma atuação de gala.
CLASSIFICAÇÃO
1° River Plate - 28 pontos
2° Racing - 18 pontos
3° Boca Juniors - 15 pontos, 30 gols marcados, 20 gols sofridos
4° Velez Sarsfield - 15 pontos, 30 gols marcados, 27 gols sofridos
5° Independiente - 12 pontos, 28 gols marcados
6° Huracán - 12 pontos, 20 gols marcados
7° Estudiantes - 7 pontos
8° San Lorenzo - 4 pontos
ARTILHARIA
1° Leandro Romagnoli (San Lorenzo) - 13 gols
2° Ruben Capria (Racing) - 12 gols
3° Martin Palermo (Boca Juniors) - 10 gols
NOTAS RÁPIDAS
- Com a vitória sobre o Racing, o River Plate se tornou o primeiro time classificado às semifinais, com quatro rodadas de antecedência. Se igualar o resultado do Racing na próxima rodada, garante também o primeiro lugar antecipadamente.
- Em sessão no TJB após a rodada, o árbitro Wilson Neca foi suspenso por dois sorteios, por irregularidades na súmula.
- A próxima rodada se inicia no próximo sábado, com San Lorenzo x River Plate e o Clássico de Avellaneda, Racing x Independiente. Se não vencer o River, o San Lorenzo será a primeira equipe eliminada do campeonato, com antecedência de três rodadas. O encerramento da rodada, no entanto, deve ocorrer somente na segunda-feira seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A FIFUBO quer te ouvir!