sábado, 9 de junho de 2012

LIESA

A FIFUBO, através da sua sub-divisão de Subbuteo, promoveu neste sábado, 09/06/2012, a vigésima edição da LIESA, o torneio de futsal em que as equipes representam escolas de samba do Rio de Janeiro.

Rememorando as regras, a primeira fase é composta por 6 equipes, que se dividem em 2 grupos com 3 equipes cada. Os times jogam entre si dentro de seus grupos, em turno único, com os dois melhores se classificando às semifinais e e cruzando com o grupo oposto. Se houver empate entre duas ou três equipes no mesmo grupo, o critério de desempate é a colocação no campeonato anterior.

A segunda fase é composta por jogos decisivos. Primeiramente, as duas equipes eliminadas na série B anterior fazem uma semifinal e a vencedora pega a equipe rebaixada no último torneio. O vencedor ali é o campeão da série B e sobe para a LIESA no campeonato seguinte.

A seguir, as duas equipes que não se classificaram às semifinais disputam o quinto lugar. O perdedor é rebaixado para a série B. Na sequência, há a disputa da medalha de bronze entre os perdedores das semifinais e, em seguida, a grande final, com os vencedores das semifinais.

Os jogos são disputados em um tempo de 10 minutos ou dois gols. O único jogo que é disputado em 10 minutos sem limite de gols é a final. Em caso de empate em jogos decisivos, há uma disputa de pênaltis 1x1, ou seja, se um time marcar e o outro perder, a disputa acaba ali.

Diante disso, as equipes entraram em campo para a disputa da vigésima edição da LIESA. Como é praxe no Subbuteo, as edições que são múltiplos de 10 são especiais e contam com a participação de uma celebridade do futebol, que atua como árbitro na grande decisão. Na décima edição, o escolhido foi Donizete. Desta vez, o convidado foi Gonçalves.

Equipes de Tijuca e Tradição formadas para o primeiro jogo do certame.

O primeiro jogo do certame foi Tijuca x Tradição, entre o atual tetracampeão e o campeão da série B. Os jogos da primeira fase foram os seguintes:

Grupo A: Tijuca 0x2 Tradição, Beija Flor 2x1 Tradição, Tijuca 2x1 Beija Flor. Classificaram-se Tradição e Beija Flor.

Grupo B: Mangueira 2x0 Imperatriz, Viradouro 0x2 Imperatriz, Mangueira 1x0 Viradouro. Classificaram-se Mangueira e Imperatriz.

Semifinais: Tradição 2x1 Imperatriz, Mangueira 2x0 Beija Flor.

Na sequência, foi feita a fase final, que foi aberta com Salgueiro 0x2 Vila Isabel, no jogo que garantiu a Vila na decisão da série B, diante da Mocidade

Pontapé inicial de Mocidade x Vila Isabel, com Nerinho e Dudu, da Vila

Mocidade e Vila Isabel fizeram um jogo que durou apenas 2 minutos. Com 1 minuto, Ronan fez Vila 1x0 e, com 2, Nerinho fez o segundo e deu números finais à partida, classificando a Vila Isabel para a LIESA pela primeira vez. A partida foi arbitrada por Zé do Galo.

Pontapé inicial de Tijuca x Viradouro, com Bruninho e Alô, do Tijuca
Em seguida, Tijuca e Viradouro decidiram quem seria rebaixado. A Tijuca venceu por 2x0, em cinco minutos, com gols de Dr L (cobrando penalidade) e Bruninho. Atual tetracampeã e maior vencedora da LIESA, a Tijuca escapou, rebaixando a equipe do Viradouro. A partida foi arbitrada por Alves Gão.

Pontapé inicial de Beija Flor x Imperatriz, com Guga e Felipe Dias, da Beija Flor

A medalha de bronze foi disputada por Beija Flor e Imperatriz. A Imperatriz levou a medalha, ao derrotar seus oponentes em 9 minutos, com gols de Leozinho e Felippe.

Da esquerda para a direita, os jogadores da Mangueira (André, Fabrício, Ma-Luca, Pablo e o goleiro Daniel), Gonçalves (árbitro convidado) e os jogadores da Tradição (o goleiro Macaco, Ralf, Igor, Matthäus e Vitor)
Por fim, chegamos à grande final! De um lado, a atual bi-vice, Mangueira. Do outro, a atual campeã da série B, Tradição, cujos jogadores haviam vencido, na semana anterior, a Real Liga de Handebol de Botão, sob o nome de Colegial.

Lance da final da Real Liga de Handebol de Botão, com Igor, do Colegial, arremessando contra o gol do time oponente, Juvenil.
A saída de bola pertenceu à Tradição, que deu o toque inicial a uma partida muito nervosa. A primeira metade do jogo foi muito estudada, sem lances de emoção. Mas a metade final teve emoção de sobra. Aos 6 minutos, em linda trama da equipe mangueirense, Ma-Luca tocou para Fabrício, que deu lindo toque para André nas costas da defesa. O camisa 7 invadiu a área e tocou na saída de Macaco para fazer Mangueira 1x0.

À Tradição só restava partir para o ataque, mas seus jogadores esbarraram nas excelentes defesas de Daniel. O título estava à feição da Mangueira, mas aos 10 minutos, Fabrício e André preferiram a firula ao gol, em contra-ataque que teria sido fatal. Ralf roubou a bola deles e lançou para Igor. O camisa 5 avançou e deu passe em profundidade para Matthäus no meio da zaga. O camisa 4 invadiu a área e tirou Daniel do lance para empatar o jogo e levar a decisão para os pênaltis.

Pablo se prepara para cobrar seu penal.
Como dito anteriormente, as cobranças são alternadas de cara. Se um perder e o outro fizer, o jogo acaba. E foi isso que aconteceu. Pablo inaugurou as cobranças para a Mangueira, mas cobrou para fora.
Matthäus se preparando para a sua cobrança.
Matthäus veio na sequência, chutou fraco, mas deslocou Daniel. A bola ainda tocou na trave e foi parar no fundo do gol. Final de jogo, Tradição campeã da LIESA 20. Foi o primeiro título da Tradição na primeira divisão da LIESA e a primeira vez que uma equipe saiu da série B e venceu a LIESA seguinte.

Iniciada a premiação, foram chamados os artilheiros do campeonato, todos com 3 gols. Da esquerda para a direita, Matthäus e Vitor (ambos da Tradição), André (Mangueira) e Leozinho (Imperatriz).
Da esquerda para a direita: Ronan, Braya, Dudu, o goleiro Rafinha e Nerinho
 Em seguida, foram chamados os campeões da série B, Vila Isabel. A partir daí, foram chamados os três primeiros colocados, para a entrega de medalhas. Começando pela Imperatriz, medalha de bronze.
Da esquerda para a direita: Felippe, Rato, o goleiro TV, Spina e Leozinho.
Na sequência, a equipe da Mangueira veio, sem muita empolgação, receber a terceira medalha de prata consecutiva.
Da esquerda para a direita: o goleiro Daniel, Fabrício, Pablo, Ma-Luca e André
Da esquerda para a direita: Matthäus, Ralf, o goleiro Macaco, Igor e Vitor
Por fim, os campeões da Tradição vieram, com muita festa, receber sua inédita medalha de ouro. A partir de agora, com os títulos do futsal e do handebol unificados, passaram a atuar com um alvo nas costas.

Com isso, a galeria de campeões passou a ser a seguinte:

1. Tijuca (10 títulos, 3 vices, 1 terceiro lugar, 1 título da Série B)
2. Imperatriz (4 títulos, 5 vices, 4 terceiros lugares)
3. Mangueira (2 títulos, 6 vices, 4 terceiros lugares, 2 título da Série B)
4. Mocidade (2 títulos, 3 vices, 3 terceiros lugares, 3 títulos da Série B)
5. Viradouro (1 título, 2 vices, 3 terceiros lugares, 4 títulos da Série B)
6. Tradição (1 título, 2 terceiros lugares, 5 títulos da Série B)
7. Beija Flor (1 vice, 3 terceiros lugares, 2 títulos da Série B)
8. Salgueiro (2 títulos da Série B)
9. Vila Isabel (1 título da Série B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A FIFUBO quer te ouvir!