sábado, 13 de agosto de 2011

Subbuteo

Dando uma pausa no futebol de botão, resolvi começar a jogar Subbuteo e ver no que ia dar. Independente dos benefícios e malefícios de cada uma destas modalidades de futebol, gosto de aprender sobre todas possíveis e estar sempre jogando futebol na mesa (já que não posso jogar no campo mais). Além do que, descobri que Subbuteo é tão divertido quanto futebol de botão e estou adorando ir desvendando aos poucos este jogo.

Jogo na mesa de botão mesmo, o famoso Itaquá Dome, mas no Subbuteo pratico o futebol society, com 7 jogadores na linha e um no gol, toques ilimitados, mas a cada 3 toques na bola, o oponente pode dar um toque com um jogador seu, sem encostar na bola.

Pois bem, neste sábado foi disputado um jogo-teste pra lá de especial. Seria a inauguração do set de árbitros e bolas que comprei de um site inglês e, portanto, resolvi fazer o mais famoso clássico niteroiense da atualidade. Em campo, as rivais equipes do CROL e do Canto do Rio.

O pontapé inicial foi dado por um craque que Niterói revelou: Bismarck.



Antes do jogo, foi respeitado um minuto de silêncio, em memória de Edda Martins Guterres, minha avó, falecida no dia anterior.



Feito isto, equipes em campo, tudo pronto para a bola rolar!





O CROL entrou em campo com: 1. Daniel; 3. Spinardi, 4. Rafinha; 11. Pablo, 10. Iverson (c), 6. Marquinhos; 7. André, 9. Leozinho.

O Canto do Rio entrou em campo com: 1. Areias; 4. Fernando (c); 2. Márcio, 5. Arquibaldo, 6. Helinho, 10. Leanderson; 11. Dondon IV, 9. Geraldino Neto.

A arbitragem ficou por conta de Luis Carlos Felix, auxiliado por Alves Gão e Zé do Galo. O quarto árbitro foi Almir Amarante, o Almirante.

O problema é que o campo está empenado, então cada passe para frente virava um passe violento para trás, obrigando a partida a ser um jogo de 15 minutos apenas. Mas até que tivemos lances de emoção.

O Canto do Rio levava mais perigo. Sua dupla de ataque, composta por Dondon IV (bisneto do famoso Dondon do Andaraí) e Geraldino Neto (neto de Geraldino, artilheiro do campeonato carioca pelo Canto do Rio nos anos 40) dava trabalho à equipe do Rio do Ouro, que tinha justamente na dupla de zaga seu destaque. O goleiro Daniel fez bonitas defesas e garantiu o zero por bom tempo.

Aos 6 minutos, o CROL finalmente conseguiu encaixar uma jogada de ataque. Spinardi roubou de Dondon IV e inverteu para Marquinhos. O camisa 6 avançou pela intermediária e deu um passe em profundidade para André. O camisa 7 driblou a marcação de Márcio e chutou cruzado. Areias se esticou, mas não alcançou: CROL 1x0.

O CROL se animou e passou a dominar o jogo, enquanto que o Canto do Rio não conseguia se organizar. Leanderson (que trocou o CROL pelo Canto do Rio) não cumpriu sua promessa de massacrar o ex-clube e era anulado por Iverson. Restou a Márcio avançar pela direita e Dondon IV voltar para armar, a fim de tentar municiar Geraldino Neto.

De tanto tentar, conseguiram no último lance do jogo. Márcio avançou pela direita, inverteu para Dondon IV, que recuou para Geraldino Neto. O camisa 9 avançou e chutou, deslocando Daniel e saindo para o abraço. Os jogadores do CROL cercaram o árbitro, protestanto por uma falta de Geraldino Neto em Rafinha, mas o resultado foi mantido: CROL 1x1 Canto do Rio.

Novos testes serão feitos e, em duas semanas, teremos já o primeiro torneio interno de Subbuteo da FIFUBO: a Copa Gol de Letra. A conferir.

2 comentários:

  1. Curti pra kralho! Vamos ver se um dia fazemos um contra...
    Abs, Pedroom

    ResponderExcluir
  2. Opa, já é! Por mim, podemos marcar vários jogos, já que eu só jogo sozinho mesmo...

    Valeu Pedro! Abraço!

    ResponderExcluir

A FIFUBO quer te ouvir!